• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2022.tde-19102022-112739
Documento
Autor
Nome completo
Rafael Carijó Vellozo Lucas
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2022
Orientador
Banca examinadora
Santos, Daniel Domingues dos (Presidente)
Cerqueira, Daniel Ricardo de Castro
Lucas, João Ignacio Pires
Título em português
Justiça restaurativa e impactos no ambiente escolar: evidências do Programa Caxias da Paz
Palavras-chave em português
Diferenças-em-diferenças com pareamento
Justiça restaurativa
Violência no contexto escolar
Resumo em português
As diversas formas de manifestação da violência no contexto escolar são uma fonte de grande preocupação para membros das comunidades escolares e gestores públicos. A aplicação de instrumentos da Justiça Restaurativa nas escolas tem crescido em diversos países, com o objetivo de apresentar uma abordagem não-retributiva para a resolução de conflitos e prevenir as ocorrências de violência. Este trabalho apresenta uma avaliação de impacto do programa restaurativo Caxias da Paz sobre a percepção da violência por parte de docentes e diretores das escolas do município de Caxias do Sul entre 2013 e 2017. As estimativas geradas pelo modelo matched difference-in-differences indicam ausência de efeito estatisticamente significativo do programa sobre a percepção de violência escolar de diretores e professores, capturadas por meio de variáveis e indicadores sintéticos construídos a partir de dados da Prova Brasil.
Título em inglês
Restorative justice's impacts on the school environment: evidence from the Caxias da Paz Program
Palavras-chave em inglês
Matched difference-in-differences
Restorative justice
School violence
Resumo em inglês
School violence manifests itself in many forms, constituting a source of great concern among school communities and policy-makers. In many countries, the use of instruments inspired by restorative justice philosophy has been on the rise. These interventions aim to provide a different approach to conflict resolution, setting retributive measures aside, and to prevent school violence acts. This work provides an impact evaluation of a restorative program intervention in Caxias do Sul, Brazil, on school violence perception outcomes reported by teachers and school principals between 2013 and 2017. The matched differencein-differences estimates indicate no significant causal effects on teachers' and principals' perception of school violence, measured by variables and synthetic indexes built from the Prova Brasil dataset.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-11-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.