• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2022.tde-19102022-112739
Documento
Autor
Nombre completo
Rafael Carijó Vellozo Lucas
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2022
Director
Tribunal
Santos, Daniel Domingues dos (Presidente)
Cerqueira, Daniel Ricardo de Castro
Lucas, João Ignacio Pires
Título en portugués
Justiça restaurativa e impactos no ambiente escolar: evidências do Programa Caxias da Paz
Palabras clave en portugués
Diferenças-em-diferenças com pareamento
Justiça restaurativa
Violência no contexto escolar
Resumen en portugués
As diversas formas de manifestação da violência no contexto escolar são uma fonte de grande preocupação para membros das comunidades escolares e gestores públicos. A aplicação de instrumentos da Justiça Restaurativa nas escolas tem crescido em diversos países, com o objetivo de apresentar uma abordagem não-retributiva para a resolução de conflitos e prevenir as ocorrências de violência. Este trabalho apresenta uma avaliação de impacto do programa restaurativo Caxias da Paz sobre a percepção da violência por parte de docentes e diretores das escolas do município de Caxias do Sul entre 2013 e 2017. As estimativas geradas pelo modelo matched difference-in-differences indicam ausência de efeito estatisticamente significativo do programa sobre a percepção de violência escolar de diretores e professores, capturadas por meio de variáveis e indicadores sintéticos construídos a partir de dados da Prova Brasil.
Título en inglés
Restorative justice's impacts on the school environment: evidence from the Caxias da Paz Program
Palabras clave en inglés
Matched difference-in-differences
Restorative justice
School violence
Resumen en inglés
School violence manifests itself in many forms, constituting a source of great concern among school communities and policy-makers. In many countries, the use of instruments inspired by restorative justice philosophy has been on the rise. These interventions aim to provide a different approach to conflict resolution, setting retributive measures aside, and to prevent school violence acts. This work provides an impact evaluation of a restorative program intervention in Caxias do Sul, Brazil, on school violence perception outcomes reported by teachers and school principals between 2013 and 2017. The matched differencein-differences estimates indicate no significant causal effects on teachers' and principals' perception of school violence, measured by variables and synthetic indexes built from the Prova Brasil dataset.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-11-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.