• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2023.tde-17012024-154344
Documento
Autor
Nome completo
Manuela Ferraz Hirata
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2023
Orientador
Banca examinadora
Santos, Daniel Domingues dos (Presidente)
Fonseca, Gabriela do Couto
Picoli, Ricardo Marinho de Mello de
Título em português
A importância da coerência educacional na aprendizagem: um estudo com professores do ensino fundamental
Palavras-chave em português
Coerência educacional
Educação
Professores
Resumo em português
Nas últimas décadas, o Brasil aumenta os gastos com a educação básica, sem conseguir melhorar a aprendizagem de seus estudantes. Investigar quais elementos são relevantes para a aprendizagem é essencial para que seja possível superar essa estagnação. Este trabalho investigou a relação da percepção dos professores da coerência dos sistemas educacionais nos quais estão inseridos com a aprendizagem dos estudantes. Para isso, foram utilizados dados coletados por meio de um instrumento de percepção dos professores acerca da coerência dos elementos que apoiam seu trabalho em sala de aula com o currículo da rede. Os dados principais são oriundos de coleta com uma amostra nacional de professores do Ensino Fundamental em 2022. Foram utilizados, também, dados de uma coleta do mesmo instrumento com professores do Ensino Fundamental da rede de Sobral. As análises apontaram que uma maior percepção da coerência está relacionada com índices mais altos no Ideb e na nota média do Saeb da rede.
Título em inglês
The importance of educational coherence in learning: a study with teachers from elementary school
Palavras-chave em inglês
Education
Educational coherence
Teachers
Resumo em inglês
In recent decades, Brazil increased its spending in basic education, however the country has not been able to improve the learning of its students. Understanding which elements are relevant to learning is essential to overcome this stagnation. This work investigated the relationship between teachers' perception of the coherence of the educational systems in which they are inserted and student's learning. For this, data collected through an instrument for teachers' perception of the coherence of the elements that support their work in the classroom with the network's curriculum was used. The main data comes from a national sample of Elementary School teachers collected in 2022. Data fromthe same instrument with Elementary School teachers from Sobral was also used. The analysis indicated that a greater perception of coherence is related to higher rates in Ideb and Saeb's average score for the educational system.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-03-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.