• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2023.tde-17012024-154344
Document
Auteur
Nom complet
Manuela Ferraz Hirata
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2023
Directeur
Jury
Santos, Daniel Domingues dos (Président)
Fonseca, Gabriela do Couto
Picoli, Ricardo Marinho de Mello de
Titre en portugais
A importância da coerência educacional na aprendizagem: um estudo com professores do ensino fundamental
Mots-clés en portugais
Coerência educacional
Educação
Professores
Resumé en portugais
Nas últimas décadas, o Brasil aumenta os gastos com a educação básica, sem conseguir melhorar a aprendizagem de seus estudantes. Investigar quais elementos são relevantes para a aprendizagem é essencial para que seja possível superar essa estagnação. Este trabalho investigou a relação da percepção dos professores da coerência dos sistemas educacionais nos quais estão inseridos com a aprendizagem dos estudantes. Para isso, foram utilizados dados coletados por meio de um instrumento de percepção dos professores acerca da coerência dos elementos que apoiam seu trabalho em sala de aula com o currículo da rede. Os dados principais são oriundos de coleta com uma amostra nacional de professores do Ensino Fundamental em 2022. Foram utilizados, também, dados de uma coleta do mesmo instrumento com professores do Ensino Fundamental da rede de Sobral. As análises apontaram que uma maior percepção da coerência está relacionada com índices mais altos no Ideb e na nota média do Saeb da rede.
Titre en anglais
The importance of educational coherence in learning: a study with teachers from elementary school
Mots-clés en anglais
Education
Educational coherence
Teachers
Resumé en anglais
In recent decades, Brazil increased its spending in basic education, however the country has not been able to improve the learning of its students. Understanding which elements are relevant to learning is essential to overcome this stagnation. This work investigated the relationship between teachers' perception of the coherence of the educational systems in which they are inserted and student's learning. For this, data collected through an instrument for teachers' perception of the coherence of the elements that support their work in the classroom with the network's curriculum was used. The main data comes from a national sample of Elementary School teachers collected in 2022. Data fromthe same instrument with Elementary School teachers from Sobral was also used. The analysis indicated that a greater perception of coherence is related to higher rates in Ideb and Saeb's average score for the educational system.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-03-26
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.