• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2023.tde-17012024-154344
Documento
Autor
Nombre completo
Manuela Ferraz Hirata
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2023
Director
Tribunal
Santos, Daniel Domingues dos (Presidente)
Fonseca, Gabriela do Couto
Picoli, Ricardo Marinho de Mello de
Título en portugués
A importância da coerência educacional na aprendizagem: um estudo com professores do ensino fundamental
Palabras clave en portugués
Coerência educacional
Educação
Professores
Resumen en portugués
Nas últimas décadas, o Brasil aumenta os gastos com a educação básica, sem conseguir melhorar a aprendizagem de seus estudantes. Investigar quais elementos são relevantes para a aprendizagem é essencial para que seja possível superar essa estagnação. Este trabalho investigou a relação da percepção dos professores da coerência dos sistemas educacionais nos quais estão inseridos com a aprendizagem dos estudantes. Para isso, foram utilizados dados coletados por meio de um instrumento de percepção dos professores acerca da coerência dos elementos que apoiam seu trabalho em sala de aula com o currículo da rede. Os dados principais são oriundos de coleta com uma amostra nacional de professores do Ensino Fundamental em 2022. Foram utilizados, também, dados de uma coleta do mesmo instrumento com professores do Ensino Fundamental da rede de Sobral. As análises apontaram que uma maior percepção da coerência está relacionada com índices mais altos no Ideb e na nota média do Saeb da rede.
Título en inglés
The importance of educational coherence in learning: a study with teachers from elementary school
Palabras clave en inglés
Education
Educational coherence
Teachers
Resumen en inglés
In recent decades, Brazil increased its spending in basic education, however the country has not been able to improve the learning of its students. Understanding which elements are relevant to learning is essential to overcome this stagnation. This work investigated the relationship between teachers' perception of the coherence of the educational systems in which they are inserted and student's learning. For this, data collected through an instrument for teachers' perception of the coherence of the elements that support their work in the classroom with the network's curriculum was used. The main data comes from a national sample of Elementary School teachers collected in 2022. Data fromthe same instrument with Elementary School teachers from Sobral was also used. The analysis indicated that a greater perception of coherence is related to higher rates in Ideb and Saeb's average score for the educational system.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-03-26
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.