• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.96.2014.tde-16092014-171804
Documento
Autor
Nombre completo
Camila de Moura Vogt
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2014
Director
Tribunal
Lucinda, Claudio Ribeiro de (Presidente)
Ledo, Bruno Cesar Aurichio
Moita, Rodrigo Menon Simões
Título en portugués
Competição e dispersão de preços de gasolina e etanol no mercado brasileiro de combustíveis: evidências do município de São Paulo
Palabras clave en portugués
Concorrência
Custo de Procura
Dispersão de Preços
Etanol
Gasolina
Resumen en portugués
O fenômeno da dispersão de preços é mais comum do que se supõe a partir da microeconomia básica. O presente estudo busca avaliar a importância dos custos de procura na dispersão de preços de gasolina e etanol no município de São Paulo. Para tanto, são utilizados como referenciais teóricos modelos de dispersão e estudos de estruturas de mercado. A parte empírica contempla duas etapas, na primeira é estimado qual o mercado relevante para o varejo de combustíveis e, posteriormente, a descrição da dispersão na área. Os dados dos preços de varejo são coletados semanalmente desde o ano de 2001 e a série histórica foi cedida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP. Os resultados das estimações nos mostram que, apesar da dispersão, possivelmente existe maior relação com a heterogeneidade dos estabelecimentos do que com a busca do consumidor.
Título en inglés
Competition and price dispersion of gasoline and ethanol in the Brazilian fuel market: evidence from São Paulo city
Palabras clave en inglés
Competition
Ethanol
Gasoline
Price Dispersion
Search Cost
Resumen en inglés
The price dispersion phenomenon is more common than might be supposed from basic microeconomics. This study aim to evaluate the importance of search costs in the dispersion of fuel prices in São Paulo city. As theoretical reference, we use models of price dispersion and market structures studies. The empirical part has two stages, first is estimated the relevant retail fuel market, and then we describe the dispersion in the area. The retail prices data of gasoline and ethanol have been collected since 2001 and the time series was provided by the Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP. The results shown that although there is dispersion it is more closely related to the establishments heterogeneity, than with consumer search.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-10-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2021. Todos los derechos reservados.