• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.96.2023.tde-13042023-075034
Documento
Autor
Nombre completo
Leandro Seiti Anazawa
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2022
Director
Tribunal
Pazello, Elaine Toldo (Presidente)
Bonamino, Alicia Maria Catalano de
Menezes Filho, Naercio Aquino
Nicolella, Alexandre Chibebe
Scorzafave, Luiz Guilherme Dacar da Silva
Waltenberg, Fabio Domingues
Título en portugués
A prática de enturmação por habilidade no ensino fundamental na cidade de São Paulo: identificação, impactos no aprendizado e contextos associados
Palabras clave en portugués
Desigualdade educacional
Enturmação por habilidade
Identificação de enturmação por habilidade
Valor adicionado na educação
Resumen en portugués
Enturmação de alunos com base em algum critério é uma prática adotada nas escolas brasileiras, mas ainda se sabe pouco sobre os seus impactos no aprendizado dos alunos. Nesse contexto, a presente pesquisa de tese foca na prática de enturmação de alunos por habilidade e busca investigar os seus impactos e os contextos associados à essa prática. A tese é formada por três artigos, os quais utilizam, principalmente, os dados dos alunos do 5º ano do ensino fundamental que realizaram a Prova São Paulo de 2019. O primeiro artigo é focado em construir uma variável que identifique se uma determinada escola adota a enturmação por habilidade com base em dados observados dos próprios alunos da escola. O segundo artigo investiga os impactos dessa prática sobre o ganho de aprendizado dos alunos entre o 3º e o 5º ano do ensino fundamental, além de investigar os impactos diferenciais em alunos com diferentes níveis de desempenho educacional. O último artigo investiga se os contextos de segregação étnico-racial dos alunos, segregação socioeconômica dos alunos, alocações diferenciais de insumos escolares e competição entre escolas públicas e privadas estão relacionados com a presença da prática de enturmação por habilidade nas escolas da amostra. O presente estudo se propõe a contribuir com evidências sobre os impactos da prática de enturmação por habilidade sobre o aprendizado dos alunos no contexto da cidade de São Paulo, uma vez que as evidências apresentadas pela literatura ainda não apresentam resultados consolidados sobre tal prática educacional.
Título en inglés
Ability grouping practice in elementary schools at São Paulo city: identification, achievement effects, and related contexts
Palabras clave en inglés
Ability grouping
Educational inequality
Identification of ability grouping
Value-added in education
Resumen en inglés
Grouping of students based on some criteria is a practice adopted in Brazilian schools, but little is known about its impacts on student learning. In this context, the present thesis research focuses on the practice of grouping students by ability and seeks to investigate its impacts and the contexts associated with this practice. The thesis consists of three articles, which mainly use data from students in the 5th year of elementary school who took the 2019 Prova São Paulo. The first article focuses on building a variable that identifies whether a particular school adopts the ability grouping based on observed data from the school's own students. The second article investigates the impacts of this practice on students' achievement gains between the 3rd and 5th grades of elementary school, in addition to investigating the differential impacts on students with different levels of educational achievement. The last article investigates whether the contexts of ethnic-racial segregation of students, socioeconomic segregation of students, differential allocations of school inputs and competition between public and private schools are related to the presence of ability grouping in the schools. The present study proposes to contribute with evidence on the impacts of ability grouping practice on student learning in the context of the city of São Paulo, since the evidence presented in the literature does not yet present consolidated results on such educational practice.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-04-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.