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Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Vitor Augusto Carlos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2019
Orientador
Banca examinadora
Scorzafave, Luiz Guilherme Dacar da Silva (Presidente)
Ponczek, Vladimir Pinheiro
Menezes Filho, Naercio Aquino
Santos, Daniel Domingues dos
Título em português
O papel da repetência escolar sobre variáveis de fluxo: uma análise sobre o abandono escolar e chegada ao Ensino Médio
Palavras-chave em português
Educação
Fatores protetivos
Fluxo escolar
Repetência escolar
Resumo em português
Este trabalho tem como proposta geral contribuir e ampliar os estudos na área de Educação, mais precisamente no tratamento do fluxo escolar, através da análise de duas variáveis: abandono escolar e chegada ao Ensino Médio. O objetivo central é estimar as influências da variável de repetência escolar sobre essas variáveis de fluxo escolar, investigando ainda se os comportamentos de tais efeitos se distinguem entre as séries escolares e quais outras características poderiam contribuir para atenuar os efeitos da repetência, ou seja, quais variáveis atuariam como possíveis fatores protetivos. Duas principais motivações servem de justificativa para a elaboração do presente trabalho: os índices educacionais inferiores do Brasil em comparação com os demais países (inclusive nações com realidade econômica semelhante à realidade brasileira) e a não melhoria dos indicadores de fluxo, mesmo ocorrendo o aumento de incentivos e investimentos para a educação, que permearam a trajetória do país nas últimas décadas. Para se chegar aos resultados pretendidos, foi utilizada uma coorte de alunos do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental do município de Sertãozinho-SP. Como as variáveis de fluxo são dicotômicas, uma metodologia de modelos binários (Probit Simples) foi proposta para atingir os objetivos. Os resultados obtidos na relação entre repetência escolar e probabilidade de se atingir o Ensino Médio mostram-se estatisticamente significantes em boa parte das especificações do modelo geral (sem distinções por séries escolares) e dos modelos separadamente para cada série escolar. Para o modelo geral e do 5º ano do Ensino Fundamental, os atributos que atuam como fatores protetivos são, de forma geral, habilidade em Matemática, escolaridade da mãe, gênero e domínio socioemocional de conscienciosidade. Uma configuração distinta dos fatores protetivos é vista para o 6º ano do Ensino Fundamental, com relevância maior dada à habilidade em Português, escolaridade da mãe e domínio socioemocional de abertura ao novo. Contudo, a significância estatística não é encontrada na relação entre repetência e abandono escolar para a amostra de alunos de Sertãozinho em nenhum dos modelos. Conforme exposto detalhadamente no trabalho, alguns fatores poderiam explicar esse fenômeno, tais como a baixa variabilidade na variável de abandono escolar, idade, série escolar, além de características e peculiaridades dos índices educacionais do município
Título em inglês
The role of grade repetition on variables of school progression: an analysis of the schooling dropout and enrollment in High School
Palavras-chave em inglês
Education
Grade repetition
Protective factors
School progression
Resumo em inglês
This paper has as general purpose contibuting and expanding the studies in the Education area, more precisely in treatment of school progression, through the analysis of two variables: schooling dropout and enrollment in High School. The main target is to estimate the influence of grade repetition on these variables of school progression, investigating if the behaviors of these effects differ between school grades and which other characteristics could contribute to attenuate the effects of grade repetition, that is, which variables could act as possible protective factors. Two main motivations serve as justification for the elaboration of the present work: the lower educational levels of Brazil compared to other countries (including nations with similar conditions to Brazil) and the lack of improvement in indicators of school progression, even with the increase of incentives and investments for education that marked the brazilian path in the last decades. In order to reach the desired results, a cohort of students from 5th and 6th grades of Middle School was analyzed, from Sertãozinho city. As the variables of school progression are binary, a methodology of binary models (simple Probit) was proposed to achieve the objectives. The results obtained in relationship between grade repetition and the probability of enrollment in High School are statistically significant in most specifications of the general model (without distinction by school grades) and of models for each school grade separately. For the general model and the model for the 5th grade of Middle School, the attributes which act as protective factors are, in general, Math skills, mother education, gender and the socioemotional domain of conscienciousness. A different configuration of protective factors is seen for the 6th grade of Middle School, with greater relevance given to Portuguese skills, mother education and socioemotional domain of openness. However, statistical significance is not found in relationship between grade repetition and schooling dropout in any of the models for the sample of students from Sertãozinho. As exposed in details along the paper, some factors could explain this phenomenon, such as the low variability in variable of schooling dropout, age, school grade and features of indicators of Education from Sertãozinho
 
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Data de Publicação
2019-10-22
 
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