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Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.96.2010.tde-06052010-113523
Documento
Autor
Nome completo
Roberto Manolio Valladão Flores
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Ribeirão Preto, 2010
Orientador
Banca examinadora
Scorzafave, Luiz Guilherme Dacar da Silva (Presidente)
Menezes Filho, Naercio Aquino
Pazello, Elaine Toldo
Título em português
Uma análise dos efeitos da segregação racial sobre a proficiência dos alunos do ensino fundamental brasileiro
Palavras-chave em português
Características familiares
Desempenho escolar
Desigualdade
Raça
Segregação racial
Resumo em português
Pesquisas recentes vêm encontrando que alunos negros têm pior desempenho escolar que alunos brancos em testes cognitivos padronizados. A segregação racial é freqüentemente apontada na literatura internacional como uma das principais responsáveis por essa diferença. Nessa dissertação, foi analisado o efeito da segregação racial escolar no diferencial de proficiência escolar entre alunos brancos e negros do ensino fundamental brasileiro. Nos modelos estimados, mesmo após a utilização de diversos controles, foi encontrada evidência de que onde há maior segregação, os negros tem pior desempenho relativamente aos brancos.
Título em inglês
An analysis of the racial segregation effects on students test score in the brazilian elementary school
Palavras-chave em inglês
Black-white test score gap
Family background
Race
Racial segregation
Resumo em inglês
Recent research have found that black students have worse schoolar performance than white students in standardized cognitive tests. Racial segregation is frequently pointed out as one of the main factors behind this scenario in international literature. We have studied the effects of racial seggregation on the black-white grade gap in Brazil. In the estimated models, even after the inclusion of several control variables, we have found that where the racial seggregation is higher, the grade differential is higher against black students.
 
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Data de Publicação
2010-07-14
 
AVISO: O material descrito abaixo refere-se a trabalhos decorrentes desta tese ou dissertação. O conteúdo desses trabalhos é de inteira responsabilidade do autor da tese ou dissertação.
  • FLORES, R., e SCORZAFAVE, L. G. Uma análise dos efeitos da segregação racial sobre a proficiência dos alunos do ensino fundamental brasileiro. Economia (Brasília), 2013.
  • FLORES, R., e SCORZAFAVE, L. G. Uma análise dos efeitos da segregação racial sobre a proficiência dos alunos do ensino fundamental brasileiro. In 37o Encontro Nacional de Economia - ANPEC, Foz do Iguaçu/PR, 2009. Anais do 37o Encontro Nacional de Economia - ANPEC., 2009.
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