• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2023.tde-05102023-104748
Documento
Autor
Nombre completo
Cecília Dutra Carolino
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2023
Director
Tribunal
Santos, Daniel Domingues dos (Presidente)
Barros, Ricardo Paes de
Berriel, Cecilia Machado
Título en inglés
Open schools: effects on parental engagement and information asymmetry in early childhood education
Palabras clave en inglés
Early childhood education
Parental engagement
Parental investments
School openness
Resumen en inglés
Although the recent expansion of Early Childhood Education in Brazil suggests acknowledgement of the importance of this phase for human and socioeconomic development, the literature shows that having access to low-quality daycare centers can be detrimental to children. Moreover, the public understanding of what constitutes educational quality remains limited. Family-school relationships are typically characterized by the principal-agent problem, which leads to parental misinformation and affects their early investments on children. This work investigates whether greater school openness affects families' perceptions of educational quality and its distance from objective quality measures. Using novel data from eleven municipalities from the Brazilian state of Ceará, a school openness measure is computed through a split-sample approach to estimate logit and linear distance models. Results show that more openness reduces the probability of families' being satisfied with health and hygiene aspects, and tend to significantly decrease the distance between parental perceptions and real quality in terms of the visibility of children's activities and the quality of materials and toys. Further, caregivers who claim to be highly overloaded by motherhood have increased probability of being satisfied with most educational aspects. These findings suggest that policies aiming at improving parental engagement in schools can be considered as a potential mechanism to mitigate circular informational asymmetry issues.
Título en portugués
Escolas abertas: efeitos sobre engajamento parental e assimetria de informação na educação infantil
Palabras clave en portugués
Abertura escolar
Educação infantil
Engajamento parental
Investimentos parentais
Resumen en portugués
Embora a expansão recente da Educação Infantil no Brasil aponte para o reconhecimento da importância dessa etapa para o desenvolvimento humano e socioeconômico, o acesso a creches de baixa qualidade é demonstrado pela literatura como prejudicial à criança. Em paralelo, o entendimento público sobre o que significa qualidade educacional é ainda limitado. Relações família-escola são tipicamente caracterizadas pelo problema do agente-principal, o qual acentua a desinformação sobre educação por parte dos pais e afeta seus investimentos na primeira infância de seus filhos. Este trabalho investiga se maior abertura escolar afeta as percepções familiares de qualidade educacional e sua distância em relação a medidas objetivas de qualidade. Utilizando novos dados de onze municípios cearenses, uma medida de abertura escolar é computada a partir de uma abordagem de split-sample. Os resultados mostram que maior abertura reduz a probabilidade de um familiar se declarar satisfeito com aspectos de higiene e saúde, e tende a diminuir significativamente a distância entre a percepção parental e a qualidade real em termos de visibilidade das atividades das crianças e qualidade de brinquedos e materiais. Em adição, familiares que se autodeclaram muito sobrecarregados pelas responsabilidades de cuidado possuem maior probabilidade de sentir satisfação com a maioria dos aspectos educacionais avaliados. Estes achados sugerem que políticas voltadas a estimular o engajamento parental nas escolas podem ser consideradas como potenciais mecanismos para mitigar os efeitos da assimetria de informações na Educação Infantil.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-11-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.