• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2020.tde-05022020-160829
Document
Auteur
Nom complet
Laura Duarte Ogando
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Ribeirão Preto, 2019
Directeur
Jury
Santos, Daniel Domingues dos (Président)
Abuchaim, Beatriz de Oliveira
Pinto, Cristine Campos de Xavier
Scorzafave, Luiz Guilherme Dacar da Silva
Titre en portugais
Creche e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais: uma análise do Ceará e Sertãozinho-SP
Mots-clés en portugais
Creche
Educação
Habilidades não-cognitivas
Habilidades socioemocionais
Primeira infância
Resumé en portugais
Diversos estudos apontam que o estímulo de crianças na primeira infância é fundamental para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, que, por sua vez, contribuem para melhores resultados no futuro. O presente projeto estuda como se dá a relação de se frequentar creche no desenvolvimento dessas habilidades, analisando dados do município de Sertãozinho (SP) e do Ceará. Utiliza-se a taxonomia dos cinco grandes domínios de personalidade. O primeiro conjunto de dados é composto por uma coleta longitudinal realizada nos anos de 2012 e 2017, em que os alunos realizaram testes cognitivos e não-cognitivos, além de responderem questionários que reconstruíam sua trajetória escolar. Já o segundo é uma coleta cross-section em larga escala da aplicação do instrumento socioemocional SENNA, conjuntamente com informações de contexto e notas do SPAECE. Em ambas as análises, os resultados coletados remetem a estágios posteriores da vida (ensino fundamental ou ensino médio). Foram utilizados três métodos: Mínimos Quadrados Ordinários, modelo de fading out e painel de efeitos aleatórios. Verifica-se resultado positivo de se frequentar a creche pública sobre quase todas as habilidades socioemocionais, exceto sobre estabilidade emocional, para os dados do Ceará, ao controlar por características contextuais e da escola. Já para os dados de Sertãozinho, frequentar creche afeta positivamente a habilidade de extroversão.
Titre en anglais
Daycares and the development of socioemotional skills: an analysis of Ceará and Sertãozinho-SP
Mots-clés en anglais
Early childhood
Economics
Education
Kindergarten
Non-cognitive skills
Socioemotional skills
Resumé en anglais
A variety of studies show that incentives in early childhood are fundamental to the development of non-cognitive skills, which are related with improved future outcomes. The present project analyzes how participating in daycares programs influences the development of non-cognitive skills, using data from Sertãozinho, a municipality of São Paulo state, and from Ceará state. Big Five taxonomy is used to conceptualize socioemotional skills. The former is a longitudinal data set collected in 2012 and 2017, which students have cognitive and non-cognitive outcomes, and also answered surveys that rebuilt their scholar path (if they were retained, e.g.). The latter is a cross-section data of an application of SENNA, a social and emotional instrument, jointly with background and school achievement data of SPAECE. In both data sets outcomes are measured later in life (middle or high school). Three methods were used: Ordinary Least Squares, fading out model and random effects panel data. Positive results of public daycares programs were found under non-cognitive skills to Ceará data after controlling for background and school features. For Sertãozinho data, attending daycares had a positive correlation with extraversion.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
LauraDOgando_Corrigida.pdf (1,002.74 Kbytes)
Date de Publication
2020-05-18
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2022. Tous droits réservés.