• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.96.2019.tde-04102019-113600
Documento
Autor
Nombre completo
Diego Menezes dos Santos Pinheiro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Ribeirão Preto, 2019
Director
Tribunal
Santos, Daniel Domingues dos (Presidente)
Madeira, Ricardo de Abreu
Ponczek, Vladimir Pinheiro
Scorzafave, Luiz Guilherme Dacar da Silva
Título en portugués
Diga-me com quem andas: efeito de pares sobre lócus de controle
Palabras clave en portugués
Efeito de pares
Lócus de controle
Variável instrumental
Resumen en portugués
Esta dissertação reavalia o papel que a interação entre os pares tem na determinação do lócus de controle, uma medida de quão pessoalmente responsável uma pessoa se sente com relação ao que acontece na sua vida. O estudo se concentra no contexto escolar, utilizando os dados de alunos majoritariamente no Ensino Médio do sistema de ensino público e privado de Sertãozinho, um município brasileiro perto da cidade de São Paulo. De forma análoga ao trabalho que produziu a primeira análise dessa relação, a estratégia empírica utiliza variáveis instrumentais baseadas na estrutura de painel dos dados, porém de modo menos restritivo. Diferente de tal estudo, os resultados desta avaliação apresentam evidência de efeito de pares endógeno significativo sobre o lócus de controle. O efeito é positivo e se mantém robusto à inclusão de controles adicionais
Título en inglés
Birds of a feather flock together: peer effects on locus of control
Palabras clave en inglés
Instrumental variable
Locus of control
Peer effects
Resumen en inglés
This dissertation re-evaluates the role of peer interaction in the determination of the locus of control, a measure of how personally responsible an individual feels about what happens in their life. The essay focuses on the school context, using data of students mostly in the High School of the public and private schooling system of Sertãozinho, a Brazilian municipality near the city of São Paulo. Similar to the research that produced the first analysis of this relationship, the empirical strategy uses instrumental variables based on the panel structure of the data, but in a less restrictive way. Unlike that study, the results of this evaluation show evidence of significant endogenous peer effect on the locus of control. The effect is positive and remains robust to the inclusion of additional controls
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-12-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.