• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2022.tde-29112022-123145
Documento
Autor
Nombre completo
Lílian Waleska Farinazzo Vitral Arbex
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Castro, Eliane Dias de (Presidente)
Aranha, Carmen Sylvia Guimaraes
Dias Filho, Geraldo de Souza
Khouri, Omar
Título en portugués
Julio Plaza: Construtor de livros : alinhamentos e correspondências entre a criação de livros de artista de Julio Plaza e sua produção conceitual
Palabras clave en portugués
Arte contemporânea
Arte relacional
Julio Plaza
Livro de artista
Semiótica
Resumen en portugués
Esta pesquisa pretende conhecer os modos de produção dos livros de artista realizados por Julio Plaza (a saber, Objetos, Poemóbiles, Reduchamp e Caixa Preta), levando em consideração sua materialidade, estrutura narrativa, enquanto lugar metalinguístico, que abrange as diferenças entre suporte e espaço poético. A metodologia da pesquisa se formula por meio de um estudo qualitativo, com acentuado caráter histórico, que incorpora um estudo de caso descritivo observacional a respeito de características físicas, conceituais e plásticas da obra do escritor e artista visual Julio Plaza (1938-2003), com base nas quatro publicações poéticas selecionadas, uma de sua autoria e outras três em co-autoria com Augusto de Campos, e na análise de alguns de seus textos considerados relevantes concernentes ao tema dos chamados "livros de artista". O intuito é compreender, de maneira mais abrangente, sua concepção sobre o tema, buscando, por exemplo, identificar eventuais alinhamentos e correspondências entre sua contribuição artística e sua obra intelectual. Houve coleta de dados, visita técnica a museus e pesquisas em sites pela internet. Pretende-se com esta pesquisa não só contribuir para iluminar a importância da produção autoral de Julio Plaza no que diz respeito a seus livros de artista, mas também aprofundar a sua produção conceitual sobre o tema, com linhas na construção de significados semióticos, e trazendo seus pensamentos para o cenário da criação de artistas contemporâneos.
Título en inglés
Julio Plaza: Bookmaker: alignments and correspondences between Julio Plaza's creation of artist's books and his conceptual production
Palabras clave en inglés
Artist's book
Contemporary art
Julio Plaza
Relational art
Semiotics
Resumen en inglés
This research intends to know the modes of production of the artist's books made by Julio Plaza (namely, Objetos, Poemóbiles, Reduchamp and Caixa Preta), taking into account their materiality, narrative structure, as a metalinguistic place, which encompasses the differences between support and poetic space. The research methodology is formulated through a qualitative study, with an accentuated historical character, which incorporates a descriptive observational case study regarding physical, conceptual and plastic characteristics of the work of the writer and visual artist Julio Plaza (1938-2003), based on the four selected poetic publications, one of his authorship and the other three in coauthorship with Augusto de Campos, and on the analysis of some of his texts considered relevant concerning the theme of the so-called "artist's books". The aim is to understand, in a more comprehensive way, his conception on the subject, seeking, for example, to identify possible alignments and correspondences between his artistic contribution and his intellectual work. There was data collection, technical visits to museums and research on websites. The aim of this research is not only to contribute to illuminating the importance of Julio Plaza's authorial production with regard to his artist's books, but also to deepen his conceptual production on the subject, with lines in the construction of semiotic meanings, and bringing his thoughts to the creation scenario of contemporary artists.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-11-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.