• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2022.tde-29112022-123145
Document
Auteur
Nom complet
Lílian Waleska Farinazzo Vitral Arbex
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Castro, Eliane Dias de (Président)
Aranha, Carmen Sylvia Guimaraes
Dias Filho, Geraldo de Souza
Khouri, Omar
Titre en portugais
Julio Plaza: Construtor de livros : alinhamentos e correspondências entre a criação de livros de artista de Julio Plaza e sua produção conceitual
Mots-clés en portugais
Arte contemporânea
Arte relacional
Julio Plaza
Livro de artista
Semiótica
Resumé en portugais
Esta pesquisa pretende conhecer os modos de produção dos livros de artista realizados por Julio Plaza (a saber, Objetos, Poemóbiles, Reduchamp e Caixa Preta), levando em consideração sua materialidade, estrutura narrativa, enquanto lugar metalinguístico, que abrange as diferenças entre suporte e espaço poético. A metodologia da pesquisa se formula por meio de um estudo qualitativo, com acentuado caráter histórico, que incorpora um estudo de caso descritivo observacional a respeito de características físicas, conceituais e plásticas da obra do escritor e artista visual Julio Plaza (1938-2003), com base nas quatro publicações poéticas selecionadas, uma de sua autoria e outras três em co-autoria com Augusto de Campos, e na análise de alguns de seus textos considerados relevantes concernentes ao tema dos chamados "livros de artista". O intuito é compreender, de maneira mais abrangente, sua concepção sobre o tema, buscando, por exemplo, identificar eventuais alinhamentos e correspondências entre sua contribuição artística e sua obra intelectual. Houve coleta de dados, visita técnica a museus e pesquisas em sites pela internet. Pretende-se com esta pesquisa não só contribuir para iluminar a importância da produção autoral de Julio Plaza no que diz respeito a seus livros de artista, mas também aprofundar a sua produção conceitual sobre o tema, com linhas na construção de significados semióticos, e trazendo seus pensamentos para o cenário da criação de artistas contemporâneos.
Titre en anglais
Julio Plaza: Bookmaker: alignments and correspondences between Julio Plaza's creation of artist's books and his conceptual production
Mots-clés en anglais
Artist's book
Contemporary art
Julio Plaza
Relational art
Semiotics
Resumé en anglais
This research intends to know the modes of production of the artist's books made by Julio Plaza (namely, Objetos, Poemóbiles, Reduchamp and Caixa Preta), taking into account their materiality, narrative structure, as a metalinguistic place, which encompasses the differences between support and poetic space. The research methodology is formulated through a qualitative study, with an accentuated historical character, which incorporates a descriptive observational case study regarding physical, conceptual and plastic characteristics of the work of the writer and visual artist Julio Plaza (1938-2003), based on the four selected poetic publications, one of his authorship and the other three in coauthorship with Augusto de Campos, and on the analysis of some of his texts considered relevant concerning the theme of the so-called "artist's books". The aim is to understand, in a more comprehensive way, his conception on the subject, seeking, for example, to identify possible alignments and correspondences between his artistic contribution and his intellectual work. There was data collection, technical visits to museums and research on websites. The aim of this research is not only to contribute to illuminating the importance of Julio Plaza's authorial production with regard to his artist's books, but also to deepen his conceptual production on the subject, with lines in the construction of semiotic meanings, and bringing his thoughts to the creation scenario of contemporary artists.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2022-11-29
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.