• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2022.tde-29112022-122637
Documento
Autor
Nome completo
Antonio Cavalcante Santos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Aranha, Carmen Sylvia Guimaraes (Presidente)
Alves, Cauê
Iavelberg, Rosa
Vasconcellos, Camilo de Mello
Título em português
Arte, educação e a intermitência da censura: reflexões contemporâneas
Palavras-chave em português
Arte participativa
Arte relacional
Educação
Resumo em português
O presente trabalho, inserido na linha de pesquisa Metodologia e Epistemologia da Arte do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo, tem como propósito compreender as atuais relações de censura e as artes visuais no Brasil, considerando como ponto de partida a crise estabelecida no campo das artes, e tendo como pressuposto o ocorrido na performance 'La Bête', no MAM, desenvolvida pelo artista Wagner Schwartz no ano de 2017. O estudo nasce da indagação sobre as relações da educação no ensino em Arte, onde procuramos estabelecer reflexões à luz de conceitos como o de arte relacional, identidade cultural e arte participativa. Procura-se analisar as atuais questões que envolvem arte e educação, em um contexto de opressão social e cerceamento da liberdade de expressão enfrentado pelo fazer artístico nos últimos anos.
Título em inglês
Art, education and the intermittence of censorship: contemporary reflections
Palavras-chave em inglês
Education
Participatory art
Relational art
Resumo em inglês
The present work, inserted in the research line Methodology and Epistemology of Art of the Interunit Postgraduate Program in Aesthetics and Art History at the University of São Paulo, aims to understand the current relations of censorship and the visual arts in Brazil, considering as a starting point the crisis established in the field of arts, and having as a presupposition what happened in the performance 'La Bête', at MAM, developed by the artist Wagner Schwartz in 2017. The study is born from the question about the relations of education in teaching in Art, where we seek to establish reflections in the light of concepts such as relational art, cultural identity and participatory art. It seeks to analyze the current issues involving art and education, in a context of social oppression and restriction of freedom of expression faced by artistic production in recent years.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-11-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.