Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2016.tde-29012016-105805
Documento
Autor
Nome completo
Carolina Rossetti de Toledo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Magalhães, Ana Gonçalves (Presidente)
Chiarelli, Domingos Tadeu
Costa, Helouise Lima
Título em português
As doações Nelson Rockefeller no acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
Palavras-chave em português
Doações Nelson Rockefeller
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Resumo em português
Esse trabalho investiga a importância das duas doações Nelson Rockefeller (1946 e 1950) na formação do acervo histórico do antigo Museu de Arte Moderna de São Paulo. A pesquisa demonstra como a doação fez parte de uma estratégia mais ampla para aproximar os Estados Unidos e o Brasil no Pós-Guerra por meio de iniciativas no campo das artes. Essa pesquisa traça um panorama do papel de Rockefeller como articulador da política cultural norte-americana e detalha o envolvimento de funcionários do MoMA (René dHarnoncourt) e seus curadores (Alfred Barr, Dorothy Miller e William Lieberman) na realização das doações. O objetivo central do estudo é tentar dar conta da relevância e singularidade de um conjunto de obras, atualmente no acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, que permanece pouco estudado por especialistas e amplamente desconhecido pelo público.
Título em inglês
The Nelson Rockefeller donations from the collection of the Museum of Contemporary Art of the University of São Paulo.
Palavras-chave em inglês
Museum of Contemporary Art of the University of São Paulo.
Museum of Modern Art of São Paulo
Nelson Rockefeller art donations
Resumo em inglês
This research analyzes the role of the Nelson Rockefeller donations (1946 and 1950) in the formation of the first collection of the Museum of Modern Art Sao Paulo. This study demonstrates how the donations were part of a broader strategy to bring United States and Brazil closer together through artistic initiatives during the Post-war period. This research gives a brief overview of the role of Nelson Rockefeller as articulator of the American cultural policy and details the involvement do MoMA employees (René dHarnoncourt) and curators (Alfred Barr, Dorothy Miller and William Lieberman) in the donations. The main purpose of this work is to shed to light over a unique collection, currently part of Museum of Contemporary Art of the University of Sao Paulo that has remained ignored by specialists and unknown by the public.
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2016-03-16