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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2022.tde-26052022-114735
Documento
Autor
Nome completo
Ligia Rebelato Machado
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Pereira, Joao Augusto Frayze (Presidente)
Castro, Eliane Dias de
Goldberg, Sonia Salzstein
Venancio Filho, Paulo
Título em português
Espanto e encanto - Os objetos singulares de Waltercio Caldas: significações do irreconhecível
Palavras-chave em português
Arte contemporânea
Estética
Fenomenologia
Resumo em português
As obras do brasileiro Waltercio Caldas são um convite à desconfiança. Envolto pelo desejo de criar objetos cujo caráter inédito seja capaz de surpreender o olhar, o artista traz à tona um raro instante: aquele que antecipa o objeto ao seu nome. Levando-se em conta o espectador diante do desconhecido, aspecto que garante à obra o momento privilegiado de sobreviver de sua própria energia de aparecer, colocam-se as seguintes questões: do ponto de vista da significação do percebido, o que se oculta na própria energia de aparecer desses objetos? Que possibilidades abrem-se ao observador frente ao desafio de lidar com um processo de elaboração de significações, cuja instauração não se dá a princípio por meio de associações por semelhança entre as formas então apresentadas e as já por ele conhecidas? Na tentativa de se jogar certa luz sobre o tema, a presente pesquisa proporá uma aproximação entre os aspectos velados sob as formas irreconhecíveis desses objetos e o processo de elaboração de significação do percebido compreendido sob a perspectiva da fenomenologia merleau-pontiana, tendo como ponto norteador a ideia de que a semelhança é um fator resultante e não motivante da percepção. Assim, esse recorte fenomenológico parece mostrar-se fértil para se investigar como o fluxo contínuo de expressão criadora, inerente ao fenômeno perceptivo, pode instaurar-se diante de obras que, por resistirem à nomeação, permeiam uma aparente ausência de sentidos. E a partir das singularidades afloradas no corpo do observador em meio a esse processo, e da possibilidade, como apontado por Merleau-Ponty, de se compreender o mundo como um meio através do qual o sujeito possa reencontrar não apenas seu corpo, mas a si próprio, buscar-se-á abrir caminho para a seguinte reflexão: em que medida a ressignificação da realidade proposta por Caldas, ao levar, através da dúvida, as expectativas a dimensões improváveis, poderia colocar o espectador em uma posição ativa no processo de percepção não apenas das coisas que o cercam, mas também de si perante o mundo.
Título em inglês
Astonishment and delight The singular objects of Waltercio Caldas: meanings of the unrecognizable
Palavras-chave em inglês
Aesthetics
Contemporary art
Phenomenology
Resumo em inglês
The works of Brazilian Waltercio Caldas are an invitation to distrust. Surrounded by the desire to create objects whose unique character is capable of surprising the eyes, the artist brings up a rare moment: the one that anticipates the object to its name. Taking into account the spectator facing the unknown, aspect that guarantees the work the privileged moment of surviving its own appearance energy, the following questions arise: considering the meanings of all perceived things, what is hidden in these objects' own appearance energy? What possibilities are open to the subject that meet the challenge of dealing with an elaboration meaning process whose establishment, at first, does not take place through associations of similarity between presented forms and those already known by him? In an attempt to shed some light on this theme, this research will propose an approximation between the veiled aspects under these unrecognizable objects forms and the perceptual signifying process understood from the Merleau-Ponty phenomenology perspective , taking as a guiding concept the idea that resemblance is a resultant and not a motivating factor of perception. Thus, this phenomenological approach seems to be fertile to investigate how the continuous flow of creative expression, inherent to perceptive phenomenon, can be established towards works that, by resisting naming, permeate an apparent absence of senses. In addition, considering the singularities that emerge in the observer's body in the midst of this process, and the possibility, as pointed out by Merleau-Ponty, of understanding the world as a means through which the subject can rediscover not only his body but also himself, this research intends to pave the way for the following reflection: to what extent the resignification of reality proposed by Caldas, by leading, through doubt, expectations into improbable dimensions, could place the spectator in an active position regarding the perception process not only of all things that surround him but also of himself towards the world.
 
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Data de Publicação
2022-05-26
 
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