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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.93.2022.tde-24102022-132404
Documento
Autor
Nome completo
Paulo de Tarso Zeminian
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Matuck, Artur (Presidente)
Ciotti, Naira Neide
Furegatti, Sylvia Helena
Lara, Arthur Hunold
Martins, Ferdinando Crepalde
Pereira, Dalmir Rogerio
Título em português
Performance de rua: ativismo com bonecos gigantes
Palavras-chave em português
Arte política, Manifestações
Boneco gigante
Bread & Puppet
Performance
Teatro pós-dramático
Resumo em português
Esta tese de doutorado propõe analisar a performance de rua, aproximando a reflexão teórica à experiência prática deste autor no campo do ativismo artístico ("artivismo"). A estratégia de ação deste estudo consiste em analisar o uso de bonecos gigantes em manifestações de rua. São relatadas, ainda, algumas propostas concretas de coletivos de arte em manifestações de rua, especialmente as experiências com o "Coletivo Nova Pasta" e o "Coletivo Migranto", a partir de uma visão interna do processo criativo. O contato com o grupo norte-americano Bread & Puppet Theater, durante uma residência artística realizada na fazenda de Glover, em Vermont, EUA (2018), coloca-se como uma referência importante para esta pesquisa, a partir de uma abordagem da dissolução das fronteiras entre arte e vida, assim como entre arte e política. Por outro lado, a aproximação dessa abordagem com a realidade brasileira, empreendida nesta tese, objetivou encontrar vínculos entre a arte da performance e as tradições populares nacionais, partindo da referência dos bonecos gigantes dos carnavais de rua de Olinda (PE) e de São Luiz do Paraitinga (SP).
Título em inglês
Street performance: activism with giant puppets
Palavras-chave em inglês
Bread & Puppet
Demonstrations, giant puppet
Performance
Political art
Post-dramatic theater
Resumo em inglês
This doctoral research proposes a theoretical reflection on the art of performance in public spaces, alongside many examples of practical experiences based on the researcher's own work in the field of artistic activism ("artivism"). The line of action refers to the use of giant puppets in street demonstrations. Concrete proposals from performance groups in street demonstrations are also reported, mainly the experience with the "Coletivo Nova Pasta" and the "Coletivo Migranto", within a view inside the creative process. In addition, the contact with the Bread & Puppet Theater, during an artistic residency held in the community of Glover, Vermont, USA (2018), was an important reference. In this way it addresses the dissolution of the boundaries between art and life, as well as art and politics. On the other hand, in an approach to the Brazilian context, we seek to find links between the art of performance and popular traditions, such as the giant puppets of the street carnival in Olinda, northeastern state of Pernambuco, and São Luiz do Paraitinga, in São Paulo, Brazil.
 
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Data de Publicação
2022-10-24
 
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