• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2014.tde-24042015-191420
Documento
Autor
Nombre completo
Adriana D'Agostino
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Monteiro, Katia Canton (Presidente)
Ajzenberg, Elza Maria
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima
Título en portugués
A criança e o autorretrato: uma análise da relação da criança de seis anos com o autorretrato
Palabras clave en portugués
Arte/educação contemporânea
Autorretrato
Identidade
Resumen en portugués
A presente pesquisa deu-se a partir do material de arte da Rede Salesiana de Escolas, Galeria de retratos, para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, no ano de 2012. Tem como objeto de investigação a relação entre autorretratos e crianças de seis anos, inserida numa educação contemporânea em Arte. A partir de uma abordagem autobiográfica, apresentam-se as diferentes situações de investigações vivenciadas nas aulas com os alunos, buscando entender como acontecem seus processos expressivos. O trabalho é desenvolvido em três capítulos: o primeiro trata do autorretrato e a relação com a criança. O segundo apresenta o relato das aulas realizado através de registros. Já no terceiro são apresentadas as questões relacionadas ao processo de identificação e de identidade cultural.
Título en inglés
The child and the self portrait: an analyses of the relationship between the six year old child and the self portrait
Palabras clave en inglés
Contemporary art/education
Identity
Self portrait
Resumen en inglés
This research aims to research the relationship between the self-portraits in the identity formation of students six years, set in contemporary education in Art. The issue occurred after receipt the art material of Rede Salesiana de Escolas in 2007, "Gallery of portraits," for students in the 1st year of elementary school. The object of investigation the relationship between self-portraits and six year olds, set in contemporary art education. From an autobiographical approach, present the different situations experienced investigations in classes with students, seeking to understand how their expressive processes happen. This work is developed in three chapters: the first deals with the self-portrait and the relationship with the child. The second presents an account of lessons conducted through records. In the third the issues relating to identification and cultural identity process.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2015-04-24
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.