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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2022.tde-23122022-133720
Documento
Autor
Nome completo
Beatriz Begliomini de Alencar
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Ajzenberg, Elza Maria (Presidente)
Tirapeli, Percival
Romanini, Anderson Vinícius
Tavares, Monica Baptista Sampaio
Título em português
O papel da moda: Jum Nakao
Palavras-chave em português
A costura do invisível
Arte
Jum Nakao
Moda brasileira
Processo criativo
Resumo em português
A presente pesquisa faz reflexão acerca das questões historiográficas e artísticas na coleção A Costura do Invisível do estilista brasileiro Jum Nakao. Apresentada em 2004 no maior evento de Moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week, seu alumbramento surge nesta coleção confeccionada em papel, que constituiu um marco na Moda brasileira e foi divisor de águas em sua carreira profissional. O processo criativo e o desenvolvimento de uma técnica manual autoral, a segunda pele, são foco deste questionamento, visto que a coleção surgiu como resposta a um sistema de produção industrial que estava e continua em avanço. Por meio de uma metodologia denominada cartografia do invisível, investigam-se rastros da memória dessa coleção que deixou algumas respostas, mas muito mais perguntas. Qual é o papel da Moda por meio da obra de Jum Nakao? Qual é a importância dessa coleção no contexto da Moda brasileira? A importância deste estudo surge em âmbitos que extrapolam a temática da relação entre Moda e arte, pois traz uma reflexão principalmente sobre o sentido filosófico e sociológico do percurso das roupas, o que se aproxima de conceitos da professora Gilda de Mello e Souza, inspiração e principal referencial teórico desta dissertação, ao lado do próprio estilista
Título em inglês
The fashions role: Jum Nakao
Palavras-chave em inglês
Art
Brazillian fashion
Creative process
Jum Nakao
The sewing of the invisible
Resumo em inglês
The present research reflects on the historiographical and artistic issues in the collection A Costura do Invisível by Brazilian stylist Jum Nakao. It was presented in 2004 at the biggest fashion event in Latin America, São Paulo Fashion Week. Nakao's inspiration comes from a collection made of paper, a milestone in Brazilian fashion and a watershed in his professional career. The creative process and the development of an authorial artisanal technique, the second skin, are the focus of this question. Since the collection emerged as a response to an industrial production system that was and continues in progress. Through a methodology called cartography of the invisible, traces of the memory of this collection are investigated, which had some answers, but appeared much more questions. What is the role of Fashion through Jum Nakao's work? What is the importance of this collection in the context of Brazilian fashion? The importance of this study arises in areas that goes beyond the theme Fashion and art, as it brings a reflection mainly in the philosophical and sociological sense of the path of clothes. It brings us closer to Professor Gilda de Mello e Souza's concepts. She is the inspiration and main theoretical reference with the stylist Nakao
 
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Data de Publicação
2022-12-23
 
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