• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2022.tde-23122022-133002
Documento
Autor
Nome completo
Rodrigo de Santana Gonçalves
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Costa, Maria Cristina Castilho (Presidente)
Aranha, Carmen Sylvia Guimaraes
Perez, Cesar Bargo
Ramos, Daniela Osvald
Título em português
Censura às artes visuais no Brasil do século XXI: um olhar sobre Cena do Interior II, La Bête e This is not California
Palavras-chave em português
Adriana Varejão
Arte
Censura
Francisco Hurtz,
Wagner Schwartz
Resumo em português
Esta pesquisa teve como propósito compreender as atuais justificativas censórias sobre as artes visuais no Brasil do século XXI, uma vez que recentemente houve relevante aumento de ataques às manifestações artísticas no País. Considerando como ponto de partida as pinturas Cena do Interior II, de Adriana Varejão, This is not California, de Francisco Hurtz, e a performance La Bête, de Wagner Schwartz, o texto investiga e analisa as repressões censórias às artes a partir dessas obras e sua ressonância com os motivos de censura do passado. Apesar de ser uma garantia constitucional, a liberdade de expressão artística continua sob constante ataque, agora com a forma de uma censura pulverizada e descentralizada, que trafega entre o público e o privado. Essa pesquisa visou a investigar tais formas censórias contra a liberdade de expressão, tão necessária às artes e à sociedade
Título em inglês
Censorship of the visual arts in 21st century Brazil: a view on Cena do Interior II, La Bête and This is not California
Palavras-chave em inglês
Adriana Varejão
Art
Censorship
Francisco Hurtz
Wagner Schwartz
Resumo em inglês
The research aimed to understand the current censorship justifications over the visual arts in Brazil in the 21st century, since there has recently been a significant increase in attacks on Brazilian artistic manifestations. Taking as a starting point the paintings Cena do Interior II by Adriana Varejão, This is not California by Francisco Hurtz, and the performance La Bête by Wagner Schwartz, the text investigates and analyzes the censorship repressions of the arts from these works and their resonance with the reasons for censorship of the past. Despite being guaranteed by law in Brazil, freedom of artistic expression remains under constant attack, now in the form of a pulverized and decentralized censorship, which travels between the public and private sectors. This research aimed to investigate such censorship forms against freedom of expression, so necessary to the arts and society
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-12-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.