• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.93.2022.tde-23122022-131219
Documento
Autor
Nombre completo
Adriana D'Agostino
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Ajzenberg, Elza Maria (Presidente)
Chypriades, Heloisa Dallari
Hoffmann, Ana Maria Pimenta
Peccinini, Daisy Valle Machado
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima
Ruggeri, Maria Carolina Duprat
Título en portugués
Ana Mae no MAC/USP
Palabras clave en portugués
Abordagem triangular
Ana Mae Barbosa
Arte
Educação
Educativo
MAC/USP
Resumen en portugués
A presente pesquisa busca apresentar a trajetória da Arte/Educação, tendo como objeto de estudo o recorte temporal em que Ana Mae Barbosa foi gestora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), de 1987 a 1993, período em que desenvolveu a Abordagem Triangular, juntamente com a equipe do educativo. Nesse ínterim, foram realizados exposições e ateliês, com a finalidade de transformar o museu um espaço para receber todos os públicos, ampliando o canal de comunicação estética com a população e criando oportunidade para fazer com que o museu fosse um espaço democrático. As exposições apresentadas marcaram a história da gestão de Barbosa, por trazerem mudanças significativas e marcantes, influenciando o educativo da instituição, bem como de outros museus, até o presente. Para compreender como a Abordagem Triangular foi desenvolvida, são apresentadas as influências e os estudos realizados antes e durante seu desenvolvimento, assim como os acontecimentos que fizeram seu nome ser mudado de Metodologia Triangular para Proposta Triangular e, posteriormente, para Abordagem Triangular. Entrevistas foram feitas com alguns dos profissionais que participaram dessa construção, como forma de se obter informações e subsídios para esta pesquisa
Título en inglés
Ana Mae Barbosa at MAC/USP
Palabras clave en inglés
Ana Mae Barbosa
Art
Education
Educational
MAC/USP
Triangular approach
Resumen en inglés
The present research seeks to present the trajectory of Art/Education, having as object of study the time frame in which Ana Mae Barbosa was manager of the Museum of Contemporary Art of the University of São Paulo (MAC/USP), from 1987 to 1993, a period in which developed the Triangular Approach. In the meantime, exhibitions and workshops were held, with the aim of transforming the museum into a space to receive all audiences, expanding the channel of aesthetic communication with the population and creating an opportunity to make the museum a democratic space. The exhibitions presented marked the history of Barbosa's management, as they brought significant and striking changes, influencing the education of the institution, as well as other museums, until the present. To understand how the Triangular Approach was developed, the influences and studies carried out before and during its development are presented, as well as the events that made its name change from Triangular Methodology to Triangular Proposal and, later, to Triangular Approach. Interviews were carried out with some of the professionals who participated in this construction, as a way of obtaining information and subsidies for this research
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-12-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.