• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.93.2022.tde-23122022-131219
Documento
Autor
Nome completo
Adriana D'Agostino
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Ajzenberg, Elza Maria (Presidente)
Chypriades, Heloisa Dallari
Hoffmann, Ana Maria Pimenta
Peccinini, Daisy Valle Machado
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima
Ruggeri, Maria Carolina Duprat
Título em português
Ana Mae no MAC/USP
Palavras-chave em português
Abordagem triangular
Ana Mae Barbosa
Arte
Educação
Educativo
MAC/USP
Resumo em português
A presente pesquisa busca apresentar a trajetória da Arte/Educação, tendo como objeto de estudo o recorte temporal em que Ana Mae Barbosa foi gestora do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), de 1987 a 1993, período em que desenvolveu a Abordagem Triangular, juntamente com a equipe do educativo. Nesse ínterim, foram realizados exposições e ateliês, com a finalidade de transformar o museu um espaço para receber todos os públicos, ampliando o canal de comunicação estética com a população e criando oportunidade para fazer com que o museu fosse um espaço democrático. As exposições apresentadas marcaram a história da gestão de Barbosa, por trazerem mudanças significativas e marcantes, influenciando o educativo da instituição, bem como de outros museus, até o presente. Para compreender como a Abordagem Triangular foi desenvolvida, são apresentadas as influências e os estudos realizados antes e durante seu desenvolvimento, assim como os acontecimentos que fizeram seu nome ser mudado de Metodologia Triangular para Proposta Triangular e, posteriormente, para Abordagem Triangular. Entrevistas foram feitas com alguns dos profissionais que participaram dessa construção, como forma de se obter informações e subsídios para esta pesquisa
Título em inglês
Ana Mae Barbosa at MAC/USP
Palavras-chave em inglês
Ana Mae Barbosa
Art
Education
Educational
MAC/USP
Triangular approach
Resumo em inglês
The present research seeks to present the trajectory of Art/Education, having as object of study the time frame in which Ana Mae Barbosa was manager of the Museum of Contemporary Art of the University of São Paulo (MAC/USP), from 1987 to 1993, a period in which developed the Triangular Approach. In the meantime, exhibitions and workshops were held, with the aim of transforming the museum into a space to receive all audiences, expanding the channel of aesthetic communication with the population and creating an opportunity to make the museum a democratic space. The exhibitions presented marked the history of Barbosa's management, as they brought significant and striking changes, influencing the education of the institution, as well as other museums, until the present. To understand how the Triangular Approach was developed, the influences and studies carried out before and during its development are presented, as well as the events that made its name change from Triangular Methodology to Triangular Proposal and, later, to Triangular Approach. Interviews were carried out with some of the professionals who participated in this construction, as a way of obtaining information and subsidies for this research
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-12-23
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.