• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2023.tde-22052023-104858
Documento
Autor
Nombre completo
Marcella Nicoli Sousa Imparato
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Fabbrini, Ricardo Nascimento (Presidente)
Aranha, Carmen Sylvia Guimaraes
Fernandes, Ana Candida Franceschini de Avelar
Palhares, Taisa Helena Pascale
Título en portugués
Imagens em Georges Didi-Huberman
Palabras clave en portugués
Georges Didi-Huberman
Imagem-dialética
Levantes
Montagem
Sintoma
Resumen en portugués
Esta pesquisa analisa a recepção na obra de Georges Didi-Huberman de aspectos de Sigmund Freud (1856-1939), Walter Benjamin (1892-1940) e Aby Warburg (1866- 1929). Observando a abordagem heterodoxa de Didi-Huberman sobre algumas noções centrais de cada um destes autores, como as noções de sintoma, imagem dialética, aura e montagem, bem como certas relações entre eles estabelecidas por Didi-Huberman, buscamos compreender a articulação teórica do autor em sua análise de imagens e prática curatorial. Nesse sentido, esta pesquisa percorre algumas de suas análises de obras de arte e imagens, desde os anos de 1990, verificando a existência de dois momentos em sua trajetória intelectual, sendo o primeiro de maior ênfase à crítica à epistemologia da história da arte, e o segundo, a partir da publicação do livro Images Malgré Tout, em 2003, à política. No último capítulo, propõe-se uma leitura sobre a relação entre sua produção teórica e prática curatorial, a partir de sua exposição Soulèvements, realizada entre 2016 e 2018.
Título en inglés
Images in Georges Didi-Huberman
Palabras clave en inglés
Dialectical image
Georges Didi-Huberman
Montage
Symptom
Uprisings
Resumen en inglés
This research analyzes the reception of aspects of Sigmund Freud (1856-1939), Walter Benjamin (1892-1940) and Aby Warburg (1866-1929) in the work of Georges Didi- Huberman. Observing Didi-Huberman's heterodox approach to some central notions of each of these authors, such as the notions of symptom, dialectical image, aura and montage, as well as certain relations between them developed by Didi-Huberman, we aim to understand the author's theoretical articulation in his analysis of images and curatorial practice. In this sense, this research covers some of his analyzes of works of art and images, since the 1990s, verifying the existence of two moments in his intellectual trajectory, the first with greater emphasis on the criticism of the epistemology of art history, and the second, dated from the publication of the book Images Malgré Tout, in 2003, to politics. In the last chapter, we analyze the relationship between his theoretical production and curatorial practice, based on his exhibition Soulèvements, held between 2016 and 2018.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-05-22
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.