• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2022.tde-22052023-103007
Documento
Autor
Nome completo
Ariton Omar Simis
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Ajzenberg, Elza Maria (Presidente)
Rizzi, Maria Christina de Souza Lima
Hoffmann, Ana Maria Pimenta
Romanini, Anderson Vinícius
Título em português
Schenberg e Mira Schendel: intuições criativas
Palavras-chave em português
Intuição
Mario Schenberg
Mira Schendel
Monotipias
Ressonância
Resumo em português
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a Crítica de Arte Monotipias de Mira Schendel, de Mario Schenberg, bem como a metodologia que adotou na sua elaboração e as suas concepções estéticas sobre as obras de arte em questão. A análise das suas reflexões sobre a criatividade na física e nas artes, tanto na ciência quanto no pensamento oriental, contribuíram para a compreensão da intuição como um processo importante na sua interação com as obras de arte. O pensamento oriental fez parte de seu horizonte intelectual, e a intuição também se encontra nesse contexto. O conceito da ressonância, apresentado por Schenberg , permite compreender sua atitude estética como espectador/participante da obra e como Crítico de Arte; um crítico que exercitou a sua criatividade, pautado na intuição, e materializou sua perspectiva estética em seus textos.
Título em inglês
Schenberg and Mira Schendel: criative intuitions
Palavras-chave em inglês
Intuition
Mario Schenberg
Mira Schendel
Monotypes
Resonance
Resumo em inglês
This research aims to analyze Mira Schendel's Monotype Art Criticism, authored by Mario Schenberg, the methodology he adopted in its elaboration and his aesthetic conceptions about these works of art. The analysis of her reflections on creativity in physics and the arts, both in science and in Eastern thought contributed to the understanding of intuition as an important process in its interaction with works of art. Oriental thought was part of his intellectual horizon and intuition is also found in this context. The concept of resonance, presented by the Critic in his text, allows us to understand his aesthetic attitude as a spectator/participant of the work and as an Art Critic; a critic who exercised his creativity, guided by intuition, and materialized his aesthetic perspective in his texts.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-05-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.