• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2022.tde-19042022-190240
Documento
Autor
Nome completo
Luanna Jimenes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Lara, Arthur Hunold (Presidente)
Matuck, Artur
Silva, Cláudia Maria França da
Yagyu, Alice Kiyomi
Título em português
A arte da performance nos limites do cotidiano e táticas de permanência
Palavras-chave em português
Arte Urbana
Corporeidade
Performance
Teatro
Resumo em português
A presente pesquisa explorou noções de teatralidade e de performatividade, ligadas à experiência de campo da autora, em seu programa de ação intitulado Permanência para os Encarnados. O experimento foi motivado após a percepção do comportamento normatizado entre os habitantes da adensada cidade de São Paulo, ao notar certa passividade instaurada no cotidiano, ou, ainda, em diálogo com Jacques Berenstein, coreografado por estruturas agigantadas. O diagnóstico levou-nos a empreender estratégias ligadas às artes do teatro, para primeiro habitar os espaços urbanos e, a seguir, procurar formas de habitá-lo, de modo a produzir contaminações nos corpos dos habitantes. O processo criativo em análise teve uma etapa de seu desenvolvimento junto a um programa de residência artística no Alentejo em Portugal em 2014; a seguir, entre 2016 e 2019, a performance foi atualizada em São Paulo, entre outras cidades e festivais internacionais. A ação instalou-se em meio à circulação pública, ora de maneira independente, ora ligada a programas institucionais. A experiência de campo levou-nos a depurar o modo como as noções de espaço (lugar) e tempo (duração), agenciadas pela ação física, puderam se desarticular da produção espetacular. Em diálogo com os/as autores/as da bibliografia, pudemos relacionar tais noções na fronteira com outras linguagens artísticas e saberes, isto é, inserindo à noção de espaço a paisagem pela perspectiva da geografia, e a noção de tempo e duração, à memória coletiva. O sentido da máscara no teatro pôde ser revisado em decorrência da caracterização da aparência da artista na performance. Com as atividades educativas, em dois ateliês coletivos realizados em 2017 e 2021, pôde-se, em diálogo com os artistas participantes, rever os conceitos aqui depurados e praticados, testá-los aderidos a outras poéticas e estratégias de criação em performance. Por fim, o programa de ação intitulado Permanência para os Encarnados, de autoria da pesquisadora que escreve, configurou-se como um sistema de ações, atividades e diálogos; como estrutura capaz de avaliar as relações de sentido articuladas pelo corpo na arte da performance e no comportamento.
Título em inglês
The art of performance in the limits of everyday life and tactics of permanence
Palavras-chave em inglês
Corporeality
Performance
Theater
Urban art
Resumo em inglês
This research explored notions of theatricality and performativity, linked to the author's field experience, in her action program entitled Permanência para os Encarnados. The experiment was motivated after the perception of standardized behavior among the inhabitants of the densely populated city of São Paulo, when noticing a certain passivity established in everyday life, or even in a dialogue with Jacques Berenstein, choreographed by gigantic structures. The diagnosis led us to undertake strategies related to the arts of theater, to first inhabit urban spaces and then look for ways to inhabit them, in order to produce contamination in the bodies of the inhabitants. The creative process under analysis had a stage of its development with an artistic residency program in Alentejo in Portugal in 2014; then, between 2016 and 2019, the performance was updated in São Paulo, among other cities and international festivals. The action took place in the midst of public circulation, sometimes independently, sometimes linked to institutional programs. The field experience led us to debug the way in which the notions of space (place) and time (duration), managed by physical action could be disarticulated from the spectacular production. In dialogue with the authors of the bibliography, we were able to relate such notions on the border with other artistic languages and knowledge, inserting the landscape from the perspective of geography to the notion of space, and the notion of time and duration, to the collective memory. The meaning of the mask in the theater could be revised as a result of the characterization of the artist's appearance in the performance. With the educational activities, in two collective ateliers held in 2017 and 2021, it was possible, in dialogue with the participating artists, to review the concepts refined and practiced here, testing them adhered to other poetics and performance creation strategies. Finally, the action program entitled Permanência para os Encarnados, authored by the researcher who writes, was configured as a system of actions, activities and dialogues; as a structure capable of evaluating the relationships of meaning articulated by the body in performance art and behavior.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-04-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.