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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.93.2021.tde-19042022-174331
Documento
Autor
Nome completo
Xenia Roque Benito
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Peccinini, Daisy Valle Machado (Presidente)
Freire, Maria Cristina Machado
Goncalves, Lisbeth Ruth Rebollo
Naranjo, Julio Moracen
Ribeiro, Maria Izabel Meirelles Reis Branco
Venancio Filho, Paulo
Título em português
Os livros ilustrados por Wifredo Lam: Confluências do Surrealismo à Antilhanidade
Palavras-chave em português
Antilhanidade e arte rizomática
Negritude no Caribe
Realismo mágico e arte do Caribe
Surrealismo caribenho
Resumo em português
A tese pondera sobre como o exercício da interpretação de obras literárias de renomados intelectuais, alguns afiliados ao surrealismo ou a vertentes que dele derivaram no continente americano, reverberou na obra de Wifredo Lam dentro do registro da "ilustração", conciliando um integrado sistema de relações. Esse sistema acabava por tornar-se também em "zona de interatividade" propiciada pelo livro ilustrado, em muito acrescentam a sua obra como um todo; conformando, como se verá a seguir, a episteme moderna deste artista caribenho, cubano e cosmopolita. A tese analisa como este gênero coloca Lam entre os protagonistas da vanguarda d'outremer, em que confluem as derivações programáticas do surrealismo: a "negritude", "antilhanidade", e o "realismo mágico", que o artista em seu contexto de origem encontrou. Estes três conceitos, os quais trataremos reiteradamente no decorrer da tese, e que chamamos de derivações "programáticas", - no sentido outorgado pela vanguarda às palavras que condensam o tom de manifestos -; foram referências determinantes para Lam, e que até aqui, no entanto, não se encontram suficientemente sistematizados.. Sendo inerentes às obras e aos autores que Lam foi dado ilustrar, os conceitos negritude, decantado mediante a parceria com Aimé Césaire; a antilhanidade, manifesta na colaboração com Édouard Glissant e, por fim, o realismo mágico, compartilhado com Gabriel García Márquez.
Título em inglês
The books illustrated by Wifredo Lam: Confluences of Surrealism and Antilleanity
Palavras-chave em inglês
Antilleanity and Rhizomatic Art
Blackness in the Caribbean
Caribbean Surrealism
Magic Realism and Caribbean Art
Resumo em inglês
The thesis considers how the act of interpreting the literary works of renowned intellectuals, many of which affiliated to surrealism or to its branches in the American continent, permeated the works of Wifredo Lam within the realm of "illustration". Such conciliation created an integrated system of relationships that greatly bolster the valuation of his work. The thesis further analyzes how this genre places Lam among the protagonists of the avant-garde d'outremer, where the programmatic derivations of surrealism converge: the "negritude"(blackness), "antilleanity", and "magic realism". Theses concepts, all of which are reoccurring throughout the thesis and which we call "programmatic" derivations - in the sense given by the vanguard to words that condense the tone of maniphests -, were central references for Lam, yet they remain lacking within in the bibliography dedicated to the artist. Being inherent to the works and to the authors that Lam was given to illustrate, they set up a basic theoretical framework for this thesis. It draws attention to the concepts stipulated by the writers that Lam illustrates. Namely, blackness, decanted through the partnership with Aimé Césaire; antilleanity, manifested in the collaboration with Édouard Glissant, and finally magic realism, shared with Gabriel García Márquez.
 
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Data de Publicação
2022-04-19
 
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