• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.93.2021.tde-17062021-115309
Documento
Autor
Nome completo
Fábio Brombal Visnadi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Queiroz, Rodrigo Cristiano (Presidente)
Couto, Maria de Fátima Morethy
Fabbrini, Ricardo Nascimento
Fernandes, Ana Candida Franceschini de Avelar
Hoffmann, Ana Maria Pimenta
Magalhães, Ana Gonçalves
Título em português
Forma da arte conceitual e minimalista
Palavras-chave em português
Arte conceitual
Filosofia da arte
Formalismo
Minimalismo
Resumo em português
Essa investigação busca compreender o tratamento da forma na arte conceitual e minimalista e demonstrar a importância de uma atenção elementar a ela nas decisões composicionais das obras de arte de tais tendências. No início realiza-se a revisão teórica dos principais argumentos nos campos da filosofia e da crítica de arte envolvendo a definição de arte, seus modos de apresentação e suas linguagens, e os conceitos de forma e configuração física.Posteriormente, efetua-se a leitura crítica das obras de arte no intuito de descrever, interpretar e encontrar as reverberações históricas e estilísticas de suas estruturas enunciativas. Dentre os problemas abordados, elenca-se: a existência de identidades artísticas distintas para objetos dotados de configuração física equivalente, as relações de indiscernibilidade entre o espaço artístico e o espaço literal, a criação de obras cuja configuração reporta-se a um enunciado, os tipos de associação entre a esfera da percepção e da informação, a isonomia composicional e as relações de mediação entre discurso artístico e demais convenções na leitura, descrição e interpretação da obra de arte.
Título em inglês
Form of Conceptual and Minimalist Art
Palavras-chave em inglês
Conceptual art
Formalism
Minimalism
Philosophy of art
Resumo em inglês
This investigation intends to understand the treatment of form in minimalist and conceptual art and to demonstrate the importance of an elementary attention to it in the compositional decisions of works of art of such tendencies. In the first part there is a theoretical inspection of the main arguments in the fields of philosophy and art criticism involving the definition of art and the concepts of form and physical configuration. In the second part, a critical reading of works of art is carried out in order to describe, interpret and find the historical and stylistic reverberations of their enunciative structures. Among the problems addressed in this thesis are: the existence of distinct artistic identities for objects endowed with equivalent physical configuration, the indiscernible relationships between artistic and literal space, the creation of works whose configuration refers to a statement, the types of association between the sphereof perception and information, compositional isonomy and the mediation relations between artistic discourse and other conventions in reading, describing and interpreting the work of art.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-06-17
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.