• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.93.2020.tde-17062021-114037
Document
Auteur
Nom complet
Marina Mazze Cerchiaro
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Simioni, Ana Paula Cavalcanti (Président)
Couto, Maria de Fátima Morethy
Garcia, Maria Amelia Bulhoes
Magalhães, Ana Gonçalves
Plante, Isabel
Pontes, Heloisa André
Titre en portugais
Escultoras e Bienais: a construção do reconhecimento artístico no pós-guerra
Mots-clés en portugais
Bienais
Escultura
Gênero
Reconhecimento artístico
Trânsitos internacionais
Resumé en portugais
Desde a década de 1970, a história da arte feminista tem demonstrado que as mulheres participaram de diversos modos do sistema de produção artística. Muitos estudos procuram analisar os obstáculos enfrentados pelas mulheres artistas em suas tentativas de construção de carreira, bem como o obscurecimento de suas trajetórias e a ausência de seus nomes no cânone. No entanto, são raras as investigações a respeito do reconhecimento das artistas. O objetivo desta pesquisa é refletir sobre como as escultoras, em particular as atuantes no Brasil nas décadas de 1950 e 1960, construíram seu nome, tratando, mais precisamente, de como as dinâmicas de gênero incidem no processo de reconhecimento artístico. Esta tese está estruturada em três escalas. Na primeira, mais abrangente, busca-se analisar de modo comparativo e quantitativo as premiações das Bienais de São Paulo e Paris no período de 1951 a 1967, dando ênfase às dimensões de nacionalidade e de gênero dos laureados. Na segunda, de caráter intermediário, são investigadas as trajetórias das escultoras premiadas nas duas Bienais, buscando compreender o papel das premiações na projeção da carreira dessas artistas e na consolidação do reconhecimento delas. Na terceira, a microescala, o foco é direcionado para as trajetórias de Maria Martins, Mary Vieira e Lygia Clark - escultoras brasileiras premiadas nas Bienais de São Paulo que tiveram maior reconhecimento e circulação internacional. São abordados o ingresso delas no mundo artístico, algumas de suas obras, as diversas estratégias adotadas para a construção de reconhecimento, com especial atenção para as exposições realizadas, a recepção crítica, o trânsito internacional, as redes de contato constituídas e a construção de suas identidades como artistas.
Titre en anglais
Women sculptors and Biennials: the construction of artistic recognition in the post-war period
Mots-clés en anglais
Artistic recognition
Biennials
Gender
International circulation
Sculpture
Resumé en anglais
Since the 1970s the history of feminist art has shown that women participated in various ways of artistic production system. Many studies have tried to analyze the obstacles faced by women artists in their career building efforts, and the obfuscation of their trajectories and the absence of their names in the canon. However, there are few studies regarding the recognition of the women artists. The main objective of this research is to reflect on how women sculptors, particularly those working in Brazil in the 1950s and 1960s, built their name, focusing in how gender dynamics affect the construction of the artistic recognition process. This thesis is structured on three scales. In the first, more comprehensive, we seek to analyze in a comparative and quantitative way the awards of the Biennials of São Paulo and Paris in the period from 1951 to 1967, emphasizing the dimensions of nationality and gender of the women artists awarded. In the second, the trajectories of the sculptors awarded in the two Biennials are investigated, seeking to understand the role of the prizes in the projection of the career of these artists and in the consolidation of their recognition. In the third, the microscale, the focus is directed to the trajectories of Maria Martins, Mary Vieira and Lygia Clark - Brazilian sculptors awarded in the Biennials of São Paulo that had greater recognition and international circulation. We analyze the beginning of their careers, some of their works, the various strategies adopted for the construction of recognition, with special attention to the exhibitions, the critical reception, the international circulation, the contact networks and the construction of their identities as artists.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-06-17
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.