• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2018.tde-16062021-143322
Documento
Autor
Nome completo
Joseane Alves Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Marques, Jane Aparecida (Presidente)
Godoy, Kathya Maria Ayres de
Leite, Edson Roberto
Trigo, Luiz Gonzaga Godoi
Título em português
Performance em museus da cidade de São Paulo: preservação, documentação e registro
Palavras-chave em português
Acervo
Arte contemporânea
Instituições de arte
Performance
Registro
Resumo em português
Esta dissertação se propõe a investigar a linguagem artística de performances e sua inclusão em acervos e coleções nas instituições de arte da cidade de São Paulo, Brasil, à luz das sutilezas e produções artísticas contemporâneas. O objetivo é identificar as escolhas e procedimentos de aquisições de performances em acervos por meio dos registros, bem como seus desdobramentos haja vista essa linguagem se caracterizar por sua imaterialidade. O estudo de natureza exploratória está baseado em pesquisas teórica, documental e qualitativa, a partir de entrevistas com especialistas, analisadas com auxílio da técnica de análise de conteúdo. Constata-se que obras imateriais, como a performance, que acontecem em tempo e espaço determinados, estão sendo incluídas nas instituições de arte como criações artísticas. Além disso, o estudo aponta caminhos para o entendimento de que expressões artísticas de cunho imaterial podem ser conservadas, apreciadas e reencenadas, com o status de obras de arte. O estudo apresenta como contribuição o mapeamento de acervos de performances em São Paulo, e distingue os diversos tipos de registros dessa linguagem, facilitando debates referentes à memória e à divulgação dessa prática artística.
Título em inglês
Performances in São Paulo city museums: preservation, documentation and registration
Palavras-chave em inglês
Collection
Contemporary art
Institutions of art
Performance
Record
Resumo em inglês
This thesis proposes to investigate the artistic language of performances and their inclusion in the collections of art institutions in São Paulo, Brazil, through the light of the subtleties and contemporary artistic productions. The objective is to identify the choices and procedures about the acquisitions of performances in collections through the records, as well as their unfolding, since this artistic language is characterized by its immateriality. The exploratory study is based on theoretical, documentary and qualitative research, based on interviews with specialists, analyzed with the help of the content analysis technique. It can be seen that immaterial works, such as performance, that take place in determined time and space, are being included in art institutions as artistic creations. In addition, the study points out ways for understanding that immaterial artistic expressions can be conserved, appreciated and reenacted, with the status of works of art. The study presents a contribution to map collections of performances in São Paulo, and distinguishes the different types of records of this language, facilitating debates regarding the memory and the dissemination of this artistic practice.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-06-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.