• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2018.tde-16062021-143322
Document
Auteur
Nom complet
Joseane Alves Ferreira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Marques, Jane Aparecida (Président)
Godoy, Kathya Maria Ayres de
Leite, Edson Roberto
Trigo, Luiz Gonzaga Godoi
Titre en portugais
Performances em museus da cidade de São Paulo: preservação, documentação e registro
Mots-clés en portugais
Acervo
Arte contemporânea
Instituições de arte
Performance
Registro
Resumé en portugais
Esta dissertação se propõe a investigar a linguagem artística de performances e sua inclusão em acervos e coleções nas instituições de arte da cidade de São Paulo, Brasil, à luz das sutilezas e produções artísticas contemporâneas. O objetivo é identificar as escolhas e procedimentos de aquisições de performances em acervos por meio dos registros, bem como seus desdobramentos haja vista essa linguagem se caracterizar por sua imaterialidade. O estudo de natureza exploratória está baseado em pesquisas teórica, documental e qualitativa, a partir de entrevistas com especialistas, analisadas com auxílio da técnica de análise de conteúdo. Constata-se que obras imateriais, como a performance, que acontecem em tempo e espaço determinados, estão sendo incluídas nas instituições de arte como criações artísticas. Além disso, o estudo aponta caminhos para o entendimento de que expressões artísticas de cunho imaterial podem ser conservadas, apreciadas e reencenadas, com o status de obras de arte. O estudo apresenta como contribuição o mapeamento de acervos de performances em São Paulo, e distingue os diversos tipos de registros dessa linguagem, facilitando debates referentes à memória e à divulgação dessa prática artística.
Titre en anglais
Performances in São Paulo city museums: preservation, documentation and registration
Mots-clés en anglais
Collection
Contemporary art
Institutions of art
Performance
Record
Resumé en anglais
This thesis proposes to investigate the artistic language of performances and their inclusion in the collections of art institutions in São Paulo, Brazil, through the light of the subtleties and contemporary artistic productions. The objective is to identify the choices and procedures about the acquisitions of performances in collections through the records, as well as their unfolding, since this artistic language is characterized by its immateriality. The exploratory study is based on theoretical, documentary and qualitative research, based on interviews with specialists, analyzed with the help of the content analysis technique. It can be seen that immaterial works, such as performance, that take place in determined time and space, are being included in art institutions as artistic creations. In addition, the study points out ways for understanding that immaterial artistic expressions can be conserved, appreciated and reenacted, with the status of works of art. The study presents a contribution to map collections of performances in São Paulo, and distinguishes the different types of records of this language, facilitating debates regarding the memory and the dissemination of this artistic practice.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2021-06-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.