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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.93.2023.tde-15032024-174822
Documento
Autor
Nome completo
Antonio Herci Ferreira Junior
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Matuck, Artur (Presidente)
Ciotti, Naira Neide
Fabbrini, Ricardo Nascimento
Furegatti, Sylvia Helena
Karczmarczyk, Pedro Diego
Magalhães, Ana Gonçalves
Título em português
Transcendência do meio e estado artístico da obra: a trajetória construtiva de Willys de Castro
Palavras-chave em português
Abstração geométrica
Consistência estética
Construtivismo plástico
Fenomenologia da percepção
Objeto ativo
Resumo em português
Este trabalho interpreta a trajetória de Willys de Castro, pluriartista -- músico, poeta, artista visual, cenógrafo, figurinista, designer de moda e de produto -- identificando nessa jornada criativa dois princípios fundamentais que trazem novas luzes sobre o processo de formação da contemporaneidade artística brasileira nas artes. O primeiro deles avalia o desenrolar histórico do construtivismo no Brasil, um processo original e tributário das vanguardas europeias do início do século XX. Enfatizando particularmente a assimilação antropofágica que adquire um ritmo próprio e se desenvolve através de acalorada e intensa progressão, teórica e intelectual, derivada das propostas de Ferreira Gullar e Mário Pedrosa. A tese discerne o papel de mediador e pivô da crise dos movimentos -- concreto e neoconcreto, que Willys de Castro assumiu, como uma figura proeminente. O artista, neste projeto, renova a prática construtivista valendo-se de estratégias criativas na construção dos objetos ativos e dos pluriobjetos. O segundo princípio interpreta duas ferramentas recursivas e construtivas, que ele articula, de forma perene, continuada e obstinada em sua jornada: (i) o transbordamento do meio ou do suporte, que borra os limites entre escultura e pintura e (ii) a apresentação de suas obras como realização de modelos que dão consistência à própria teoria construtiva da qual emanam, isto é, que funcionam segundo o preceito da lógica de que "uma teoria é consistente se apresentar modelos. O artista, ao desenvolver sua criação a partir de tais pressupostos, cria uma inversão de expectativas de abordagem formal que se deslocam de teorias formais do objeto para teorias da percepção, através do arsenal filosófico de Merleau-Ponty, que o próprio artista introduz em sua reflexão intelectual e construtiva. A interpretação aqui construída das teorias da estética e percepção das obras utiliza, como instrumental, aspectos da teoria dos jogos de linguagem, de Wittgenstein, como elemento disparador.
Título em inglês
Transcendence of the medium and artistic state of the work: the constructive trajectory of Willys de Castro
Palavras-chave em inglês
Active object
Aesthetic consistency
Geometric abstraction
Phenomenology of perception
Plastic constructivism
Resumo em inglês
This work interprets the trajectory of Willys de Castro, a pluriartist - musician, poet, visual artist, set designer, costume designer, fashion, and product designer - identifying in his creative journey two fundamental points that bring new light on the process of formation of Brazilian artistic contemporaneity in the arts. The first of them on the historical process of constructivism in Brazil, an original and tributary process of the vanguards of the early twentieth century, emphasizing particularly the anthropophagic assimilation that acquires its rhythm and develops through a heated and intense process of theoretical and intellectual production, from the proposals of Ferreira Gullar and Mário Pedrosa. The thesis attempts to show the role of mediator and pivot of the crisis that Willys de Castro assumed, as a prominent figure in both movements - concrete and neoconcrete. It renews the constructivist practice by making use of creative strategies in the construction of active objects and pluriobjects. The second fundamental point interprets two recursive and constructive tools developed in a perennial, continuous, and obstinate way in their journey: (i) the overflow of the medium or support, which blurs the boundaries between sculpture and painting, and (ii) the presentation of their works as the realization of models that give consistency to the very constructive theory from which they emanate, that is, that they function according to the precept of logic that a theory is consistent if it presents models. The artist, in developing his creation from such assumptions, creates an inversion of expectations of a formal approach that moves from formal theories of the object to theories of perception, through the theoretical arsenal of Merleau-Ponty, which the artist himself introduces in his constructive and theoretical search. The interpretation constructed here of the theories of aesthetics and perception of the works uses, as an instrument, aspects of the theory of language games, by Wittgenstein, as a triggering element.
 
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Data de Publicação
2024-03-15
 
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