• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.93.2011.tde-11072012-134957
Documento
Autor
Nome completo
Sabrina Popp Marin
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Goncalves, Lisbeth Ruth Rebollo (Presidente)
Fazzolari, Cláudia
Peccinini, Daisy Valle Machado
Título em português
Comunicação Virtual de Museus: a informação sobre Arte nos sites da TATE e do MAC
Palavras-chave em português
Arte
Ciberespaço
Comunicação
Internet
Museu
Site
Resumo em português
Esta pesquisa investiga como os sites de duas instituições museológicas ocupam o Ciberespaço. Objetiva identificar aproximações e distanciamentos entre elas, no que diz respeito à qualidade da informação comunicada e ao entendimento do espaço virtual, enquanto local em potencial para a construção do discurso simbólico sobre Artes. Preocupase igualmente em observar a efetivação do papel do Museu como agente de aproximação e integração entre a sociedade e as demandas geradas pelas novas tecnologias. O Ciberespaço institui um novo tipo de espectador/internauta que se relaciona com os bens culturais de maneira contrária à já sacralizada pelas instituições museológicas surgidas nos séculos passados. A análise dos espaços do MAC Virtual, no Brasil, e da TATE Online, na Inglaterra, mostrou que o projeto virtual terá mais sucesso à medida que evita recriar, no ambiente virtual, o espaço consagrado para a exibição da obra de arte.
Título em inglês
Museum's Virtual Communication: The information about Arts at the TATE's and MAC's websites
Palavras-chave em inglês
Art
Communication
Cyberspace
Internet
Museum
Site
Resumo em inglês
This research investigates how the websites of two museological institutions occupy the Cyberspace. Its main goal is of identifying approaches and differences between them regarding the quality of published information and the understanding of the virtual space while place in potential for the development of the symbolic speech about Arts. At the same time it focuses on the consolidation of the Museums role as integration agent between society and the demands generated by new technologies. The Cyberspace creates a new kind of spectator/user that relates itself with the cultural assets in an opposite way to the traditional manner of the museological institutions that were created in the last centuries. Analyzing the website MAC Virtual in Brazil and TATE Online in England, showed that the virtual project will be more successful if it avoids recreating, in the virtual space, the traditional space for displaying the Artworks.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-07-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.