• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2011.tde-11072012-124749
Documento
Autor
Nome completo
Maria Cristina Bosco
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Aranha, Carmen Sylvia Guimaraes (Presidente)
Favaretto, Celso Fernando
Monteiro, Katia Canton
Título em português
O ensino da Arte Contemporânea
Palavras-chave em português
Arte contemporânea
Arte-educação
Cultura contemporânea
Resumo em português
Este trabalho disserta sobre o ensino da arte contemporânea a partir de duas questões básicas: (1) por que se resiste ao ensino da arte atual, e (2) de que forma é possível exercê-lo. O tema proposto divide-se em cinco capítulos. O primeiro deles propõe uma reflexão sobre a união entre arte e educação, os valores resultantes dessa relação e seus objetivos. No segundo capítulo, são abordadas as heranças e as influências provenientes da Europa e da América do Norte, que contribuíram para a formação do ensino de arte no Brasil durante o período de 1816 a 1960. Em seguida, a pesquisa apresenta teorias contemporâneas do ensino da arte ainda sob a influência estrangeira, entre os anos 1960 e 1990. No Capítulo III, passamos aos fundamentos e conceitos de cultura e arte contemporânea para que, a partir deles, possamos entender o nosso tempo e a arte como pontos fundamentais para o pensamento do ensino de arte. O quarto capítulo traz, como exemplo de proposta curricular atual, o novo currículo de arte da Secretaria da Educação do Estado São Paulo para que, por meio de sua análise, possamos desenvolver uma reflexão sobre o ensino da arte contemporânea nas escolas formais. Essa reflexão é apresentada no quinto e último capítulo do presente estudo e não objetiva formular uma metodologia para o ensino de arte contemporânea, mas buscar aproximações e elaborar sugestões que possam auxiliar o educador de arte em sua prática de sala de aula.
Título em inglês
Contemporary art teaching
Palavras-chave em inglês
Art Education
Contemporary Art
Contemporary Culture
Resumo em inglês
This dissertation is a research study concerning teaching practices of Contemporary Art in Brazil and it was based on two major issues: (1) why is it that Art Professors still struggle when it comes to teaching Contemporary Art?, and (2) which are the teaching strategies to help them in their classroom practices? This theme has been divided into five chapters. The first chapter proposes some reflection concerning the association between education and art and looks at the values resulting from this union, as well as its main objectives. In the second chapter, we speak of the foreign heritage and influences from Europe and North America, which have contributed to the introduction of Art teaching in Brazilian schools, during the time between 1816 and 1960. Following that, this research presents the contemporary theories involved in the teaching practices of Art Education, still under foreign influence, between 1960 and 1990. In Chapter III, we move to the basics and concepts of Contemporary Culture and Contemporary Art in order to encourage better understanding of our present time and art, as the key point for deeper reflection on Art Education. The fourth chapter presents the content of the new Arts Curriculum of the Department of Education in the State of São Paulo, as a case study and example of current curriculum, so that, through its analysis, we could develop more thinking on current Contemporary Art teachings in formal schools. This reflection is presented in the fifth and last chapter of this study and does not aim to build a methodology for Contemporary Art teaching but to seek new approaches and offer suggestions which may encourage Art Professors in their classroom practices.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-07-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.