• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.93.2022.tde-11042023-125204
Documento
Autor
Nome completo
Katya de Castro Hochleitner
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Queiroz, Rodrigo Cristiano (Presidente)
Fernandes, Ana Candida Franceschini de Avelar
Marques, Jane Aparecida
Seixas, Renato Braz Oliveira de
Silva, Joana Mello de Carvalho e
Tenani, Paulo Sergio
Título em português
Arte e soft power: SP-Arte e Bienal de São Paulo, suas contribuições na internacionalização da arte brasileira e na construção da imagem do Brasil no exterior
Palavras-chave em português
Arte
Arte brasileira
Arte contemporânea
Bienal de São Paulo
Bienal de Arte
Brasil
Desenvolvimento do mercado brasileiro de arte
Exposições Internacionais
Feira de arte
Globalização da arte
História do mercado de arte brasileira
Identidade brasileira
Imagem do Brasil
Imprensa internacional
Internacionalização da arte brasileira
Marca de país
Marca Brasil
Mercado brasileiro de arte
Mercado de arte
Revisão de literatura, Sistema de arte
Revisão sistemática
Soft power
SP-Arte
Resumo em português
Esta tese demonstra, do ponto de vista do mercado, que a arte brasileira pode contribuir de forma positiva para a imagem do Brasil no exterior. Utilizando a Bienal de São Paulo e a feira de arte SP-Arte como estudos de caso, o estudo percorre cinco etapas para fundamentar tal afirmação. Contextualizando o tema, na primeira etapa o estudo caracteriza tais instituições, na segunda etapa examina o desenvolvimento e a internacionalização do sistema e do mercado da arte em que elas se situam, e na terceira etapa analisa a evolução da imagem do Brasil no exterior. Na quarta etapa, como contribuição inédita, o trabalho apresenta a revisão sistemática dos artigos jornalísticos que mencionavam Bienal de São Paulo ou SP-Arte, publicados em jornais selecionados nos Estados Unidos e Inglaterra de 2012 a 2019, resultando na avaliação positiva de ambas as instituições, na maior parte dos artigos selecionados, e em uma lista de aspectos favoráveis e desfavoráveis que a imprensa internacional associa a cada uma delas. Na quinta etapa as características positivas da Bienal de São Paulo e da SP-Arte, como percebidas pela imprensa internacional, são comparadas com as forças e fraquezas da imagem do Brasil, identificadas por meio de análise SWOT, a partir de várias pesquisas pré-existentes. A conclusão da tese é que ambas as instituições transmitem para a imagem do Brasil as ideias de legado artístico e institucional, crescimento, importância, respeito e relevância no âmbito das artes visuais, colaborando positivamente para a construção da imagem do Brasil.
Título em inglês
Art and soft power: SP-Arte art fair and São Paulo Art Biennial, contributions to the internationalization of Brazilian art and to Brazils country image abroad
Palavras-chave em inglês
Art
Art biennial
Art fair, History of the Brazilian art market
Art globalization
Art system
Bienal de São Paulo
Brand Brazil
Brazil
Brazil's country image
Brazilian art
Brazilian art market, Art market
Brazilian identity
Contemporary art
Country brand
Development of the Brazilian art market
International press
International Exhibitions
Internationalization of Brazilian art
Literature review
Soft power
SP-Arte
Systematic review
Resumo em inglês
This thesis demonstrates, from the market point of view, that Brazilian art can contribute in a positive way to the country image of Brazil abroad. Using São Paulo Art Biennial and SP-Arte (art fair) as case studies, it goes through five steps to substantiate this claim. Contextualizing the issue, the first step portrays both institutions, the second examines the development of the Brazilian art system and market, and the third stage analyzes the evolution of Brazil's image abroad. As an unprecedented contribution, the fourth chapter presents a systematic review of journalistic articles mentioning Bienal de São Paulo or SP-Arte, published in selected newspapers in the United States and England from 2012 to 2019, resulting in a mostly positive evaluation of both institutionsas well as in a list of their favorable, but also unfavorable, aspects. In the last chapter, the fifth, the study compares the positive facets of Bienal de São Paulo and SP-Arte, as perceived by the international press, to the strengths and weaknesses of Brazil's image, identified through a SWOT analysis. The conclusion is that both institutions convey the ideas of artistic and institutional legacy, growth, importance, respect, and relevance, in the field of visual arts, contributing in a positive way to the construction of Brazil's country image.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-04-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.