• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2021.tde-10122021-165044
Documento
Autor
Nome completo
Rodrigo Vicente Rodrigues
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2021
Orientador
Banca examinadora
Magalhães, Ana Gonçalves (Presidente)
Casini, Maria Cecilia
Fabbrini, Ricardo Nascimento
Fernandes, Ana Candida Franceschini de Avelar
Título em português
Mário Pedrosa e a arte moderna italiana
Palavras-chave em português
Arte italiana
Arte moderna
Crítica de arte brasileira
Mário Pedrosa
Resumo em português
A presente pesquisa tem por objetivo verificar, sistematicamente, como Mário Pedrosa, durante toda a sua trajetória crítica, observou, interpretou e valorou a arte moderna italiana. Isto se mostra particularmente importante justamente pelo fato de a arte italiana - tanto a antiga como a moderna - ter se mostrado algo perene no sistema das artes brasileiro. Para tanto, foi lida a obra crítica completa do pensador, coletando-se um corpus em que figuram artistas e pensadores da arte italianos tratados por ele. A partir disso, foi interpretado o modo como via a arte moderna da Península (ainda que com muitas referências àquela da tradição).
Título em inglês
Mário Pedrosa and the modern Italian art
Palavras-chave em inglês
Brazilian art criticism
Italian art
Mário Pedrosa
Modern art
Resumo em inglês
The present research aims to verify, in a systematic way, how Mário Pedrosa, throughout his critical trajectory observed, interpreted and valued modern Italian art. This is particularly important precisely because Italian art - both modern and that of traditional artists - has proved to be something perennial in the Brazilian art system. To this end, the complete critical work of the thinker was read, so that a corpus was collected including Italian artists and authors discussed by Pedrosa, which enabled us to interpret the way he saw the modern art of the Peninsula (although with several references to the art of tradition).
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-12-10
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.