• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2020.tde-07122020-193020
Documento
Autor
Nombre completo
André Leandro Gonçalves Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Castro, Eliane Dias de (Presidente)
Aranha, Carmen Sylvia Guimaraes
Chagas, Mário de Souza
Favaretto, Celso Fernando
Título en portugués
Plano-piloto da futura cidade lúdica: a utopia museal em A Nova Crítica de Frederico Morais
Palabras clave en portugués
A Nova Crítica
Arte Pós-Moderna
Cartografia
Frederico Morais
Museu
Museu de Arte da Pampulha
Utopia museal
Resumen en portugués
A emergência de uma vanguarda pós-moderna nas décadas de 1960 e 1970 questiona o ideal moderno do mundo ocidental. Esse questionamento também atinge o sistema da arte e desarticula os papéis de seus agentes (artistas, obra de arte, críticos, instituições e público). A arte pós-moderna manifesta-se, nesse contexto, como vanguarda experimental e aberta, pautada na indeterminação da própria manifestação artística. Tal vanguarda tem como um de seus alvos o museu moderno, que depois a assimilará. No Brasil, em 1970, o crítico de arte Frederico Morais propõe A nova crítica, uma experiência de crítica como criação que se desenvolve como alternativa ao exercício da crítica à arte pós-moderna, a proposta é apresentada por quatro obras audiovisuais. Essas obras serão premiadas no II Salão Nacional de Arte Contemporânea de Belo Horizonte e adquiridas pelo Museu de Arte da Pampulha. Esta dissertação compõe a pesquisa cartográfica que parte da aposta na relação rizomática existente entre arte e museu, para investigar com A nova crítica a utopia museal presente nela mesma e no pensamento de Frederico Morais, na qual o museu é pensado como "plano-piloto da futura cidade lúdica"
Título en inglés
Pilot plan of the future ludic city: the museal utopia in Frederico Morais' The New Criticism
Palabras clave en inglés
Cartography
Frederico Morais
Museal Utopia
Museum
Pampulha Art Museum
Postmodern Art
The new criticism
Resumen en inglés
The emergence of a postmodern avant-garde in the 1960s and 1970s questions the modern ideal of the Western world. This questioning also affects the art system and disjointed the roles of its agents (artists, artwork, critics, institutions and the public). In this context, postmodern art manifests itself as an experimental and open avant-garde, based on the indeterminacy of the artistic expression itself. One of its targets is the modern museum, which will later assimilate it. In Brazil, in 1970, the art critic Frederico Morais proposes A nova crítica (The new criticism), an experience of criticism as a creation that develops as an alternative to the exercise of criticism of post-modern art, the proposal is presented by four audiovisual works. These works will be awarded at the II National Salon of Contemporary Art in Belo Horizonte and acquired by the Pampulha Art Museum. This dissertation is part of the cartographic research that starts from the bet on the rhizomatic relationship between art and museum, to investigate with A nova crítica the museal utopia present in itself and in the thought of Frederico Morais, in which the museum is thought of as "pilot plan of future ludic city".
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2020-12-07
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.