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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.93.2020.tde-05032020-153321
Documento
Autor
Nome completo
Andrea Matos da Fonseca
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Aranha, Carmen Sylvia Guimaraes (Presidente)
Alves, Cauê
Iavelberg, Rosa
Nicolau, Evandro Carlos
Pereira, Joao Augusto Frayze
Silva, Mauricio Trindade da
Título em português
Um olhar para o tempo, o desejo e a invenção: bricolagens e impensados na fruição estética
Palavras-chave em português
Experiência estética
Fenomenologia
Merleau-Ponty
Resumo em português
Tendo em vista interrogar os fenômenos identificados como experiência de fruição estética e a condição da arte de suscitar impensados, esta pesquisa configura-se como um estudo de experiências vividas com base em expressões artísticas registradas e analisadas a partir de entrevistas com cinco fruidores, todos professores, selecionados entre todos que aceitaram o convite, feito através de redes sociais de interação via web, para participação nesta pesquisa. As análises das estruturas essenciais desses registros foram desenvolvidas em diálogo com vários autores e combinadas principalmente aos pressupostos filosóficos de Maurice Merleau-Ponty (especialmente, o campo de presença, o elemento carne e a linguagem falante), adotados como cerne da fundamentação teórica dos estudos realizados. As entrevistas constituíram, assim, um conjunto de apreensões que possibilitaram olhar para as narrativas de experiências com a arte a partir de três aspectos centrais: o tempo, o desejo e a invenção. Estas aparências permitiram nos aproximar das bricolagens no material coletado e dos impensados da experiência de fruição estética, considerando sua força política nas articulações entre a sensibilidade e a emancipação.
Título em inglês
A look at time, desire and invention: bricolage and unthinkings in aesthetic fruition
Palavras-chave em inglês
Aesthetic experience
Merleau-Ponty
Phenomenology
Resumo em inglês
Aiming to interrogate the phenomena identified as the experience of aesthetic enjoyment and the condition of the art of raising unthinkable, this research is configured as a study of experiences based on artistic expressions registered by the researcher. In order to produce the research material, interviews were conducted with five enjoyers, all women, all teachers, selected among those who accepted the invitation, made through social networks, to participate in this research. The analysis of the essential structures of these speechs was made in dialogue with several authors and combined mainly with the philosophical assumptions of Maurice Merleau-Ponty, especially, about presence, body and speaking language. These elements were adopted as the core of the theoretical foundation of the studies performed. As a result, the interviews constituted a set of apprehensions through which it was possible to read the narratives of experiences with art organizing them in three central aspects: time, desire and invention. Combined, method and theoretical foundations allowed us to approach bricolages in the material collected and the unthinkable of the experience of aesthetic enjoyment, considering their political strength in the articulations between sensitivity and emancipation.
 
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Data de Publicação
2020-03-05
 
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