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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2020.tde-03122020-213214
Document
Auteur
Nom complet
Renata Amado Sette Mosaner
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Pereira, Joao Augusto Frayze (Président)
Bastos, Marcus Vinicius Fainer
Castro, Eliane Dias de
Schiavinatto, Iara Lis Franco
Titre en portugais
Da obscuridade à fama: percursos da obra de Francesca Woodman na arte contemporânea
Mots-clés en portugais
Arte Contemporânea
Crítica de Arte
Fotografia
Francesca Woodman
Mulheres fotógrafas
Resumé en portugais
Essa dissertação tem como objeto de estudo a obra de Francesca Woodman (1958-1981) e sua recepção. Woodman foi uma artista norte-americana, que atuou na década de 1970, cuja produção compreende fotogra¿as, vídeos e livros de artista. Ela desenvolveu o seu trabalho durante menos de uma década, aproximadamente dos treze aos vinte e dois anos de idade, quando deu ¿m à própria vida. Apesar de sua curta trajetória, Francesca Woodman conquistou reconhecimento crescente desde sua morte. Essa dissertação visa identi¿car e discutir as circunstâncias que impulsionaram a artista do anonimato ao reconhecimento. Busca-se investigar como se deu o processo de legitimação da obra de Francesca Woodman, na conjuntura da arte contemporânea. Para isso, foram examinadas as exposições de sua obra, realizadas em galerias e museus, assim como as críticas que recebeu na grande imprensa, nas revistas especializadas e na produção acadêmica. Parte-se do pressuposto de que o período em que a artista viveu, e trabalhou, foi crucial para a aceitação da fotogra¿a enquanto arte autônoma. Nesse contexto buscou-se analisar a passagem da fotogra¿a moderna para a fotogra¿a contemporânea, a assimilação da fotogra¿a pelo museu de arte e a constituição de um pensamento crítico na área. Também foi fundamental para esse estudo a realização de um amplo levantamento bibliográ¿co, que cobre o período de 1973 a 2019, e constitui uma de suas principais contribuições. Pela observação dos aspectos explorados, o estudo aponta para diversos elementos que colaboraram para a legitimação da obra de Francesca Woodman, como a formação universitária em fotogra¿a, o suicídio e, principalmente, a participação efetiva de seus pais nos trâmites com agentes do sistema da arte contemporânea. O trabalho de Francesca Woodman raramente foi objeto de estudos acadêmicos especí¿cos no Brasil, o que aponta para a relevância desta pesquisa.
Titre en anglais
From obscurity to fame: trajectories of Francesca Woodman's work on contemporary art
Mots-clés en anglais
Art Critics
Contemporary Art
Francesca Woodman
Photography
Women photographers
Resumé en anglais
This dissertation has as object of study the work of Francesca Woodman (1958-1981) and its reception. Woodman was an American artist, who worked in the 1970s and whose production includes photographs, videos and artist books. She developed her work for less than a decade, approximately from thirteen to twenty-two years old, when she ended her life. Despite her short career, Francesca Woodman has gained increasing recognition since her death. This dissertation aims to identify and discuss the circumstances that drove the artist from anonymity to recognition. It seeks to investigate how the process of legitimizing Francesca Woodman's work took place in the context of contemporary art. For this, we analyzed the exhibitions of her work, carried out in galleries and museums, as well as the criticisms she received in the mainstream press, in specialized magazines and in academic production. It is assumed that the period in which the artist lived and worked was crucial for the acceptance of photography as an autonomous art. In this context, we sought to examine the transition from modern photography to contemporary photography, the assimilation of photography by the art museum and the constitution of critical thinking in the area. It was also essential for this study to carry out a wide bibliographic survey, which covers the period from 1973 to 2019, and constitutes one of its main contributions. By observing the explored aspects, the study points to several elements that contributed to the legitimation of Francesca Woodman's work, such as her formal education in photography, her suicide and, mainly, the effective participation of her parents in the procedures with agents of the contemporary art system. Francesca Woodman's work has so far not been a speci¿c object of academic studies in Brazil, which points to the originality of this research.
 
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Date de Publication
2020-12-03
 
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