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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.93.2020.tde-03122020-210735
Documento
Autor
Nome completo
Rodrigo Rodrigues Rosa
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Castro, Eliane Dias de (Presidente)
Ajzenberg, Elza Maria
Brandão, Eduardo
Cypriano, Fabio
Título em português
Die Brücke: entre Nietzsche e o grupo expressionista alemão
Palavras-chave em português
Artes visuais
Estética
Expressionismo
Nietzsche
Pensamento crítico
Resumo em português
A ambiência cultural e social do final do século XIX e início do século XX produziram movimentações estéticas, sociais e políticas que expressaram a efervescência crítica de uma época. A crítica de Nietzsche aos valores ocidentais ditos décadent encontrava, em alguns nichos específicos de leitores, terreno fértil para o que depois veio a se popularizar. Entre seus leitores, em um momento imediatamente posterior à sua morte, estava o grupo Die Brücke, que propôs uma renovação da arte moderna alemã, imprimindo na apreciação e na sensibilidade outras possibilidades de experiência estética e política. A ponte de Nietzsche sugeria a superação do homem em direção ao além-do-homem. A ponte daqueles artistas propunha uma nova estética para a arte, superando padrões formais anteriores. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa foi estudar e analisar as obras produzidas pelo grupo, que existiu entre 1905 e 1913, na Alemanha e verificar aspectos que possam apresentar semelhanças às visões de mundo que constituem a obra do filósofo alemão, problematizando aspectos que envolvem a passagem entre passado e futuro na pintura das vanguardas da primeira metade do século XX, com a emersão de novas propostas estéticas. O estudo apontou as maneiras como os artistas expressavam seus sentimentos e angústias por meio de suas obras e construiu algumas linhas interpretativas dessa produção, apontando perspectivas estéticas e mobilizações produzidas na história da arte e os reflexos naquela sociedade identificada nos analisadores que nesta pesquisa entraram em operação. A dor, o sofrimento, a crise do homem, entre outros elementos presentes em obras-chave deste primeiro movimento expressionista foram tratadas como forças num jogo de enfrentamentos que marcam nesta arte um campo de possibilidade de resistência às adversidades, engendrando prosseguimentos e novos diálogos.
Título em inglês
Die Brücke: between Nietzsche and the German expressionist group
Palavras-chave em inglês
Aesthetics
Critical thinking
Expressionism
Nietzsche
Visual arts
Resumo em inglês
The social and cultural atmosphere in the end of the 19th century and in the beginning of the 20th produced a series of aesthetic, social and political movements that expressed the cultural effervescence of that epoch. Nietzsche criticism of the western values called décadent met, in some specific audiences, one fertile ambience so it could later be popularized. Among Nietzsche readers there was the group called Die Brücke, that emerged just after his death, and that suggested a renovation in German modern art so it could, in appreciation and sensibility, reflect other aesthetics and political experiences. Nietzsche's bridge suggested that the man could be overcome in direction to the Übermensch. Those artists proposed a bridge that would bring a new aesthetics to art, overcoming older patterns. In this context, this research's objective was to study and analyze the work of the Die Brücke group, that existed between 1905 and 1913 in Germany, and verify the aesthetical elements that could suggest similarities between them and the worldview that Nietzsche developed in his works. This research also questioned aspects that relate to the passage between past and future in the paintings of the first half of the 20th century vanguards, in which emerged a series of proposals of new aesthetics. This study demonstrated the ways that the artists expressed their feeling and angsts through their works and builded some interpretive lines to analyze those artist's production pointing out aesthetic perspectives and mobilizations produced in Art History and the reflections of the society of that epoch. The pain, the suffering, the men in crisis and other elements key to this first expressionist movement where treated as forces in a game that demonstrated that art was a possible field to express their resistance to the adversities which eventually resulted into new paths and dialogs in art.
 
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Data de Publicação
2020-12-03
 
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