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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.93.2020.tde-03032020-172852
Document
Auteur
Nom complet
Ligia Velloso Nobre
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2019
Directeur
Jury
Freire, Maria Cristina Machado (Président)
Azevedo, José Fernando Peixoto de
Jacques, Paola Berenstein
Marquez, Renata Moreira
Pelbart, Peter Pal
Sztutman, Renato
Titre en portugais
Terra-chão em movimento: ponto riscado, arte, ritual
Mots-clés en portugais
Arte e ritual
Modos de vida e arte contemporânea
Pontos riscados
Rituais afro-brasileiros
Teoria da arte e antropologia
Resumé en portugais
Esta tese se propõe a pesquisar os pontos riscados da Nação Livre Aruanda (Cotia, São Paulo), um terreiro de culto aos orixás e guias-entidades ou um modo de vida artístico-ritualístico, instituída em 2001 pelo babalorixá e artista Kabila Aruanda e Mentoria. Os pontos riscados são inscrições de matriz afro-diaspórica, feitos pelo babalorixá, nos rituais no chão de terra batida, em corpos humanos, em tecidos ou metais em linhas em movimento e múltiplas temporalidades. Esses diagramas rituais ou cosmogramas operam como gestos da escuta, de produção e de instauração de modos de existência e de relações entre humanos e não humanos, ao longo de trajetórias plurais. Esta investigação dialoga com práticas artísticas que têm problematizado definições prévias e normatizadas da história da arte ocidental. Propõe uma coexistência de práticas heterogêneas, e a potência política/ritualística da arte de pensar-agir- -sentir com e entre mundos.
Titre en anglais
Moving Earth-ground: drawn point, art, ritual
Mots-clés en anglais
Afro-Brazilian rituals
Art and ritual
Art theory and anthropology
Drawn points
Forms of life and contemporary art
Resumé en anglais
This thesis aims to research the pontos riscados [drawn points] of Nação Livre Aruanda (Cotia, São Paulo), a terreiro [temple, shrine, community of followers] of worship to the orishas [Yoruba deities] and entities or an artistic-ritualistic form of life, instituted in 2001 by the babalorisha [high priest] and artist Kabila Aruanda and Mentoria [Spiritual Mentors]. The pontos riscados are inscriptions of Afro-diasporic matrix, made by the babalorisha, in the ritualson the ground floor, on human bodies, on tissues or metalsin moving lines and multiple temporalities. These 'ritual diagrams' or 'cosmograms' operate as gestures of listening, producing and establishing modes of existence and relationships between humans and nonhumans, along with plural trajectories. The research dialogues with artistic practices that have problematized prior and standardized definitions of Western art history. It proposes a coexistence of heterogeneous practices, and the political/ ritualistic power of the art to think-act-feel with and in between worlds.
 
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Date de Publication
2020-03-03
 
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