• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.91.2018.tde-26072018-150514
Documento
Autor
Nombre completo
João Pedro Aidar de Menezes
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 2018
Director
Tribunal
Sorrentino, Marcos (Presidente)
Azevedo, Maria Antonia Ramos de
Marques, Rosebelly Nunes
Spazziani, Maria de Lourdes
Título en portugués
A contribuição do Programa Ponte para uma nova universidade: um estudo de caso
Palabras clave en portugués
Ecologia
Educação ambiental
Extensão universitária
Transdisciplinaridade
Universidade
Resumen en portugués
A presente pesquisa é um estudo de caso sobre o grupo de extensão universitária em educação ambiental da ESALQ-USP denominado "Programa Ponte". No referencial teórico são analisadas distintas concepções de ciência, ambientalismo, educação, universidade e extensão universitária; além da caracterização do ambiente educacional da instituição de ensino superior em que o Programa Ponte se insere, a ESALQ-USP. Os objetivos deste estudo são: contribuir para a compreensão sobre limites e possibilidades da universidade em apoiar uma educação voltada à formação de cidadãos comprometidos com a construção de sociedades sustentáveis; realizar um estudo sobre o caso do "Programa Ponte", buscando indícios que apontem para o enfrentamento da crise socioambiental; relacionar a dimensão global da crise socioambiental e distintas mudanças paradigmáticas com o contexto local da atuação do Programa Ponte. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa de estudo de caso, e os métodos de coleta de informações foram: análises documentais, entrevistas, e questionário. Os participantes da coleta são pessoas que atuam ou atuaram no Programa Ponte, e que forneceram informações tanto para a descrição do grupo quanto sobre a relevância desta experiência em suas vidas profissionais, acadêmicas e pessoais. Os resultados apresentam-se a partir da triangulação das informações obtidas na coleta, relacionando com o estudo teórico e valorizando as percepções e insights do pesquisador que foram surgindo ao longo de todo o processo. De um modo geral, pode-se perceber que algumas características que foram relacionadas à experiência no Ponte são relevantes para propiciar uma formação universitária condizente com sociedades sustentáveis, valendo a pena destacar: o cultivo da transdisciplinaridade, das relações sociais, da curiosidade, da potência de ação, a relação com o trabalho, a práxis, o diálogo, a disciplina, o acolhimento, a relação com o movimento estudantil e a democracia.
Título en inglés
The contribution of the Programa Ponte to a new university: a case study
Palabras clave en inglés
Ecology
Environmental education
Transdisciplinarity
University
University extension
Resumen en inglés
The present research is a case study about a university extension group in environmental education of ESALQ-USP called Programa Ponte. The theoretical framework and literature review for this study provides different conceptions of science, environmentalism, education, university extension and university; in addition to the characterization of the educational environment of the institution of higher education in which the Programa Ponte is inserted, ESALQ-USP. The aim of this study is: contribute to the understanding of the university's limits and possibilities to support an education directed to the formation of citizens committed to the construction of sustainable societies; to carry out a study on the case of the Programa Ponte, seeking indications that point to the overcoming of the socio-environmental crisis; to relate the global dimension of the socio-environmental crisis and different paradigmatic changes with the local context of the Ponte Program's acting. The methodology used was the qualitative study of case study, and the methods of information collection were: documentary analyzes, interviews, and quizz. Participants of the research are people who work or participated in the Programa Ponte, who provided information for both the group's description and the relevance of this experience in their professional, academic and personal lives. The results are based on information triangulation obtained in the research, relating to the theoretical study and valuing the insights of the researcher that have emerged throughout the process. In general, it can be noticed that some characteristics that were related to the experience in the Ponte are relevant to provide a university formation consistent with sustainable societies, worth noting: the cultivation of transdisciplinarity, social relevancy, curiosity, power of action, the relation with the work, the praxis, the dialogue, the discipline, the reception, the relation with the student movement and the democracy.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-08-01
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.