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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.91.2020.tde-16022021-111658
Document
Auteur
Nom complet
Rodrigo Brezolin Buquera
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Piracicaba, 2021
Directeur
Jury
Marques, Paulo Eduardo Moruzzi (Président)
Anjos, Flavio Sacco dos
Bel, Pierre Mathieu Le
Garavello, Maria Elisa de Paula Eduardo
Khatounian, Carlos Armênio
Portilho, Maria de Fatima Ferreira
Titre en portugais
Consumidores de alimentos orgânicos, suas motivações e relações com o mercado na região de Sorocaba/SP
Mots-clés en portugais
Agroecologia
Alimentação orgânica
Circuitos curtos de comercialização
Redes alimentares alternativas
Teoria das justificações
Resumé en portugais
A desconexão do ser humano com a produção de alimentos é crescente em nossa sociedade, devido principalmente ao modelo industrial do sistema agroalimentar vigente. Como consequência deste modelo, os alimentos saudáveis, dentre eles os orgânicos, são pouco acessíveis à população em geral. Em razão de motivações diversas e da necessidade de uma reconstituição de hábitos nos consumidores, o consumo de alimentos orgânicos representa uma mudança de comportamento. Estes consumidores são o foco de estudo desta tese, que se propõe a analisar como estes últimos se relacionam com o mercado de orgânicos no município de Sorocaba/SP. Para tal propósito, adotou-se dois procedimentos metodológicos: um levantamento on-line, de caráter quantitativo, e entrevistas semiestruturadas, de caráter qualitativo. Como abordagens sociológicas, foram mobilizadas a teoria do ator plural e aquela das justificações, a fim de compreender as disposições internas dos consumidores e analisar suas escolhas alimentares. Como resultados, a pesquisa corrobora investigações já realizadas sobre o perfil dos consumidores. Quando observado sob o prisma das teorias sociológicas empregadas, que focalizam a multiplicidade de disposições dos indivíduos e uma ampla gama de repertório de valores, torna-se evidente as diferentes motivações dos consumidores. Estas últimas são confrontadas com problemas e limitações concretas, gerando assim um conflito interno; que exige dos consumidores um processo de reflexão, uma ponderação entre os valores idealizados e a realidade objetiva. As ações resultantes deste processo reflexivo repercutem no mercado de orgânicos, com estímulos a diferentes aparatos de abastecimento. Neste sentido, os modelos de circuitos de comercialização longos e curtos se complementam. Efetivamente, a análise da escolha dos consumidores evidencia a valorização, em especial, de aspectos relacionados à praticidade, com particularidades no caso da preferência pelo alimento orgânico. Com este entendimento, a tese apresenta uma tipologia do comportamento dos consumidores de alimentos orgânicos baseada em suas motivações.
Titre en anglais
Organic food consumers motivations and relations with the market in Sorocaba region (in the state of São Paulo)
Mots-clés en anglais
Agroecology
Alternative food networks
Justification theory
Organic food
Short circuits
Resumé en anglais
The disconnection between the human being and the food production is growing in our society, which is mainly due to the industrial model of the current agri-food system. As a consequence of this model, healthy food, which includes the organic, is barely accessible to the general population. Because it represents a behavioral change, the organic food consumption implies a modification in the way of thinking, corresponding to different motivations and the reconstitution of habits. Considering there are different motivations for the consumers and the necessity of habits reconstitution, the organic food consumption represents a behavioral change. These consumers are the focus of this thesis study, which aims to analyze how they relate with the organic market in the city of Sorocaba in the state of São Paulo. For this purpose, two methodological procedures were adopted: an on-line survey (quantitative aproach) and semi-structured interviews (qualitative aproach). As for sociological approaches, the plural actor and justification theories were used in order to understand the consumers internal dispositions and analyze their food related choices. As a result, the research supports investigations already carried out on the consumers profile. When viewed from the perspective of the sociological theories employed, which focus in the multiplicity of individual dispositions and a wide range of values repertoire, the different consumers motivations became clear. These later are confronted with real problems and limitations, thereby it creates an internal conflict - which demands from the consumers a reflection process, a balance between the idealized values and the objective reality. The resulting action of this reflection process reverberate in the organic market as stimuli in different supply apparatus. This way, the long and short commercialization circuits complete themselves. Effectively, the analysis of the consumers choices evidence the valorization, in special, of the practicality related aspects, with particularities in the case of organic food preferences. With this understanding, the thesis presents a behavior typology of the organic food consumers based on their motivations.
 
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Date de Publication
2021-02-17
 
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