• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.91.2023.tde-15052023-103716
Documento
Autor
Nome completo
Raquel Mayne Rodrigues
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2023
Orientador
Banca examinadora
Massabni, Vânia Galindo (Presidente)
Marcondes, Fernanda Klein
Piassi, Luis Paulo de Carvalho
Rivas, Noeli Prestes Padilha
Título em português
O real e o imaginário: a literatura de ficção científica para o ensino de questões ambientais entre licenciandos e licenciandas
Palavras-chave em português
Ensino de ciências
Ficção científica
Licenciatura em Ciências Biológicas
Questões ambientais
Resumo em português
A literatura de ficção científica vem sendo considerada como metodologia para o ensino de Ciências já há certo tempo, dessa forma, o pressuposto do desenvolvimento desta pesquisa foi estudar a literatura de ficção científica como embasamento para novas perspectivas metodológicas para o ensino de ciências ambientais, considerando que futuros professores e professoras podem refletir sobre como esta literatura apoia a superação da forma fragmentada de trabalhar as questões ambientais na escola, especialmente em Ciências e Biologia, e promove a conscientização sobre a crise ambiental que vivemos hoje. Estudos sobre o uso de narrativas de ficção científica no ensino destacam a contextualização, sensibilização e motivação despertadas entre os alunos e alunas. Assim, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar como os licenciandos e licenciandas em Ciências Biológicas de uma universidade pública do interior paulista entendem a inserção da literatura de ficção científica para o ensino de questões ambientais, avaliando, por meio da participação em um clube do livro, da elaboração de sequências didáticas e de entrevistas semiestruturadas, de que forma essa compreensão sobre a ficção científica e seu emprego no ensino articula-se a uma prática pedagógica para a conscientização ambiental. Observou-se que os licenciandos e licenciandas participantes já eram, em sua maioria, leitores ou leitoras de ficção para fruição e que retomaram este hábito. Este dado é relevante pelo fato de estes(as) jovens estarem em um curso que prioriza a formação científica e racional. Eles e elas foram capazes de incluir a literatura de ficção científica ao planejamento de aulas, em metodologia diversificada para o ensino de questões ambientais em sequências didáticas para aulas das ciências. A necessidade de conscientização sobre a crise ambiental, com mudança de valores e atitudes, foi ressaltada nas falas, mas não nas sequências didáticas. Portanto, a literatura de ficção científica atuou na construção de suas próprias práticas docentes de maneira que estes licenciandos e licenciandas pensaram criticamente a crise ambiental no Clube do Livro e terão condições de construir uma docência criativa e comprometida com a transformação da realidade, tendo sempre em vista a possibilidade de articular a literatura de ficção científica aos conteúdos científicos na escola.
Título em inglês
The real and the imaginary: science fiction literature for teaching environmental issues
Palavras-chave em inglês
Environmental issues
Science fiction
Science teaching
Teacher education in Biological Sciences
Resumo em inglês
Science fiction literature has been considered as a methodology for science teaching for some time. Thus, the assumption of this research development was to study the science fiction literature as a basis for new methodological perspectives for teaching of environmental sciences in particular, considering that future teachers may reflect on how this literature supports the overcoming of the fragmented way of working environmental issues in school, especially in Science and Biology, so that they develop a professionalism committed to raising awareness about the environmental crisis we live in today, since the teaching and learning of environmental sciences are benefited by the contextualization, awareness and motivation to learn when provided by science fiction narratives. Therefore, the general objective of this research was to analyze how Biological Science undergraduates from a public university in the interior of São Paulo understand the insertion of science fiction literature for teaching environmental issues, evaluating, through participation in a book club, development of didactic sequences and semi-structured interviews, how this understanding of science fiction and its use in teaching is linked to a pedagogical practice for environmental awareness. It was observed that the Learning Community formed by the participating undergraduate students is mostly made up of fiction readers who are at the final level of initial teacher training; they were able to appropriate the understanding of science fiction literature as an effective methodology for teaching science and environmental issues and also to think about the construction of their own teaching practices articulated to particular visions of teaching and detached from the traditional teaching approach, besides being able to think critically about the role they may come to play in Education.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-05-15
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.