• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.91.2012.tde-14022012-171137
Documento
Autor
Nombre completo
Vivian Battaini
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
Piracicaba, 2011
Director
Tribunal
Martirani, Laura Alves (Presidente)
Sorrentino, Marcos
Tomazello, Maria Guiomar Carneiro
Título en portugués
Educomunicação socioambiental no contexto escolar e conservação da bacia hidrográfica do rio Corumbataí
Palabras clave en portugués
Ambiente e sociedade
Bacia Hidrográfica
Educação ambiental
Educomunicação
Escola
Resumen en portugués
A dissertação desenvolve, aplica e analisa uma metodologia participativa e dialógica para trabalhar a educação e a comunicação no contexto escolar. A prática pedagógica chamada oficina de educomunicação socioambiental na bacia hidrográfica do rio Corumbataí foi construída por meio de uma pesquisa baseada na metodologia da pesquisa-ação. As oficinas foram estruturadas com base em bibliografia referente à educação ambiental crítica, educomunicação socioambiental e documentos governamentais como Programa Nacional de Educação Ambiental e Parâmetros Curriculares Nacionais. As oficinas foram organizadas e oferecidas em quatro escolas públicas da bacia hidrográfica do rio Corumbataí, de forma que as técnicas empregadas fossem aperfeiçoadas em um processo contínuo de análise e reflexão para a melhoria das oficinas. A reflexão teve como parâmetros as vivências, os diários de campo, os materiais comunicativos produzidos nas oficinas, uma investigação diagnóstica da introdução da educação ambiental no contexto escolar e um levantamento sobre comunicação envolvendo os hábitos de uso da internet dos participantes das atividades. As oficinas foram uma alternativa para o desenvolvimento de temas transversais meio ambiente e temas locais no contexto escolar e estimularam a apropriação dos recursos das novas tecnologias e linguagens da comunicação como forma de exercício da cidadania. Entre as considerações finais destaca-se o potencial das intervenções para auxiliar a formação de cidadãos críticos e atuantes no ambiente no qual estão inseridos e a contribuição da pesquisa-ação para o desenvolvimento de pesquisa aplicada na área de Educação.
Título en inglés
Educommunication in the school context and socio-environmental conservation of river basin Corumbataí
Palabras clave en inglés
Educommunication
Environment and society
Environmental education
River basin
School
Resumen en inglés
This dissertation develops, analyzes and applies a participatory and dialogic methodology for working education and communication in the school context. The pedagogical practice, called workshop on socio-environmental educommunication on the Corumbataí River basin, was constructed by means of a survey based on action-research methodology. The workshops were structured and offered based on literature regarding critical environmental education, socialenvironmental educommunication and government documents such as the National Environmental Education Program and the National Curriculum Parameters. The workshops were organized and offered in four public schools located on the Corumbataí river basin, so that the employed techniques could be improved in a continuous process of reflection and analysis in order to improve the same workshops. Reflection was made under parameters such as the experiences, field journals, communicative materials produced during the workshops, a diagnostic study of the introduction of environmental education in the school context and a survey on communication involving the participants habits of internet use. The workshops were an alternative for the development of cross-cutting themes - the environment and local issues - in the school context and encouraged the appropriation of features from new technologies and communication languages as a form of practice of citizenship. Among the final considerations we highlight the interventions potential to help forming critical and active citizens in their environment and the contribution of action-research to developing applied research in the area of Education.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Vivian_Battaini.pdf (7.26 Mbytes)
Fecha de Publicación
2012-02-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.