• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.91.2023.tde-12092023-104719
Documento
Autor
Nome completo
Kelly Beatriz Danelon Anselmo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2023
Orientador
Banca examinadora
Marques, Rosebelly Nunes (Presidente)
Degrève, Glaucia Maria da Silva
Muzzeti, Luci Regina
Queiroz, Odaléia Telles Marcondes Machado
Título em português
A alfabetização científica como uma estratégia didática interdisciplinar
Palavras-chave em português
Empoderamento profissional
Formação de professores
Pesquisa-ação
Recursos didáticos
Resumo em português
Este trabalho é resultado da curiosidade de investigar se a alfabetização científica como estratégia didática é um recurso facilitador da interdisciplinaridade no ensino da Educação Ambiental e acima de tudo refletir sobre as práticas docentes, facilitando a organização de coletivos interdisciplinares e promovendo uma releitura dos processos de ensino para os alunos em prol da divulgação científica. A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental da rede particular de ensino da cidade de Piracicaba-SP. A dissertação foi organizada numa a Sequência Didática (SD) e elaborada na forma de artigos. O artigo 1 intitulado: “Um Mapeamento Sistemático da Alfabetização Científica Como Estratégia Didática no Ensino Fundamental” traz o levantamento bibliográfico por meio do Mapeamento Sistemático. O artigo 2: “Mapa Histórico Cronológico: caminhos percorridos pela educação ambiental e suas influências na educação brasileira” complementa o levantamento bibliográfico da pesquisa e apresenta o Mapa Histórico Cronológico da Educação Ambiental como ferramenta didática para a formação dos professores participantes da pesquisa. O artigo 3, “Pesquisa-ação: refletindo sobre a formação dos professores em serviço” traz a contribuição das professoras participantes na reflexão sobre coletivos interdisciplinares, respondendo um dos objetivos da pesquisa. O último artigo (número 4) com o título: “Empoderamento profissional na formação continuada de professores por meio da pesquisa-ação” traz uma discussão das práticas docentes e reúne os resultados gerais da pesquisa. Esta pesquisa permitiu o encontro de saberes entre os pesquisadores e seus participantes e agora convida os leitores curiosos para adentrar nessa viagem de compartilhamento desse novo-valioso construído por meio de cooperação e generosidade, pois em meio a tantos percalços causados pela pandemia que atingiu o mundo em 2020, os professores provaram o quanto são agentes transformadores
Título em inglês
Scientific literacy as an interdisciplinary didactic strategy
Palavras-chave em inglês
Action research
Didactic resources
Professional empowerment
Teacher training
Resumo em inglês
This work is the result of the curiosity to investigate whether scientific literacy as a didactic strategy is a resource that facilitates interdisciplinarity in the teaching of Environmental Education and, above all, reflects on teaching practices, facilitating the organization of interdisciplinary collectives and promoting a re-reading of teaching processes for students in favor of scientific dissemination. The research was carried out in an Elementary School of the private education network in the city of Piracicaba-SP. The dissertation was organized in a Didactic Sequence (SD) and elaborated in the form of articles. Article 1 entitled: “A Systematic Mapping of Scientific Literacy as a Didactic Strategy in Elementary Education” brings the bibliographic survey through Systematic Mapping. Article 2: “Chronological Historical Map: paths taken by environmental education and its influences on Brazilian education” complements the bibliographic survey of the research and presents the Chronological Historical Map of Environmental Education as a didactic tool for the training of teachers participating in the research. Article 3, “Action research: reflecting on in-service teacher training” brings the contribution of the participating teachers in the reflection on interdisciplinary collectives, responding to one of the research objectives. The last article (number 4) with the title: “Professional empowerment in the continuing education of teachers through action research” brings a discussion of teaching practices and brings together the general results of the research. This research made it possible for the researchers and their participants to share knowledge and now invites curious readers to enter this journey of sharing this new value built through cooperation and generosity, because amid so many mishaps caused by the pandemic that hit the world in 2020, teachers proved how transformative agents they are.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-09-13
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.