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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.91.2024.tde-12042024-163658
Documento
Autor
Nome completo
Eula Raissa Chaves de Almeida Corbagi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2024
Orientador
Banca examinadora
Minetto, Taitiâny Karita Bonzanini (Presidente)
Trovarelli, Rachel Andriollo
Fernandez, Fernanda da Rocha Brando
Machado, Julia Teixeira
Título em português
Centro de Mídias: um olhar para a educação ambiental em contexto pandêmico
Palavras-chave em português
Centro de Mídias da Educação
Concepções de educação ambiental
Covid-19
Ensino básico
Ensino Remoto Emergencial
SEDUC
Resumo em português
O isolamento social ocorrido entre março de 2020 e meados de 2022 decorrente da pandemia da covid-19 levou a uma reorganização apressada das formas de ensino em todo o país devido a consequente suspensão das aulas presenciais. No contexto do estado de São Paulo houve a adoção do Ensino Remoto Emergencial (ERE) via implementação do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP) que produziu e transmitiu suas aulas para todo o estado via tecnologias digitais. Essa reorganização foi a solução possível diante da conjuntura pandêmica e viabilizou a continuidade das aulas do ensino básico estadual de forma segura. A pergunta que motivou a pesquisa foi: levou-se em conta a oportunidade de aprendizagem social e ambiental a partir da vivência da crise sanitária? Assim, o objetivo desta pesquisa foi contribuir para a produção de conhecimento sobre concepções da Educação Ambiental (EA) nas aulas produzidas pelo CMSP. Para tanto, fez-se uso da Análise de Conteúdo e, como subsídio, uma tipologia para identificação da EA, que elenca três categorias: conservadora, pragmática e crítica, a partir de cinco dimensões de análise. Os dados foram tratados pelo software IRAMUTEQ. Observou-se a insuficiente presença da EA nas aulas do CMSP, corroborando a hipótese de que o foco foi estrito aos conteúdos curriculares específicos em detrimento à contextualização de seus temas à EA e à conjuntura vivenciada, embora tenha-se identificado brechas e possibilidades à sua abordagem. Os desafios apresentados em situação de ERE envolveram a necessidade de maiores reflexões sobre a nocividade das ações humanas para a saúde dos seres vivos e do ambiente, bem como, o incentivo a repensar novas formas de estar no mundo. O qual foi relevante, visto o contexto pandêmico no qual surge o ERE. Há de considerar-se a necessidade de envolvimento e formação de toda a comunidade escolar para implementação da EA mediada por tecnologias digitais e de forma remota. Pôde-se indicar algumas possibilidades do CMSP no que diz respeito à EA. Tais como a facilidade em projetar e reproduzir, via tecnologias digitais, simulações e/ou realidades distintas daquela vivenciada pelo educando. Quanto a esse tópico, vislumbra-se amplas possibilidades de pesquisas futuras.
Título em inglês
Media Center: a look at environmental education in a pandemic context
Palavras-chave em inglês
Basic education
Concepts of environmental education
Covid-19
Education Media Center
Emergency Remote Education
SEDUC
Resumo em inglês
The social isolation that occurred between March 2020 and mid-2022 due to the covid-19 pandemic led to a hasty reorganization of teaching methods across the country due to the consequent suspension of face-to-face classes. In the context of the state of São Paulo, Emergency Remote Education (ERE) was adopted through the implementation of the São Paulo Education Media Center (CMSP), which produced and transmitted its classes to the entire state via digital technologies. This reorganization was the only possible solution in the face of the pandemic and made it possible to continue classes in the states basic education system safely. The question that motivated the research was: was the opportunity for social and environmental learning from the experience of the health crisis considered? Thus, the aim of this research was to contribute to the production of knowledge about conceptions of Environmental Education (EE) in the classes produced by the CMSP. To this end, we used Content Analysis and, as a subsidy, a typology for identifying EE, which lists three categories: conservative, pragmatic, and critical, based on five dimensions of analysis. The data was processed using IRAMUTEQ software. The insufficient presence of environmental education in CMSP classes was observed, corroborating the hypothesis that the focus was strictly on specific curricular content to the detriment of contextualizing its themes with environmental education and the situation experienced, although loopholes and possibilities for its approach were identified. The challenges presented in an ERE situation involved the need for greater reflection on the harmfulness of human actions to the health of living beings and the environment, as well as the incentive to rethink new ways of being in the world. This was relevant, given the pandemic context in which ERE arose. There is a need to involve and train the entire school community to implement EE mediated by digital technologies and remotely. It was possible to indicate some possibilities of the CMSP regarding EE. These include the facility to design and reproduce, via digital technologies, simulations and/or realities that are different from those experienced by the student. Regarding this topic, there are ample possibilities for future research.
 
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Data de Publicação
2024-04-15
 
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