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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.91.2022.tde-08042022-144137
Documento
Autor
Nome completo
Carolina Teixeira Bartoletti
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2022
Orientador
Banca examinadora
Lindenkamp, Teresa Cristina Magro (Presidente)
Palmieri, Maria Luísa Bonazzi
Ranieri, Victor Eduardo Lima
Queiroz, Odaléia Telles Marcondes Machado
Raimundo, Sidnei
Souza, Thiago do Val Simardi Beraldo
Título em português
Gestão participativa como proposta para aproximar os visitantes do cuidado das áreas naturais: o manejo de uma trilha de mountain bike
Palavras-chave em português
Mountain bike
Áreas protegidas
Estação Experimental de Tupi
Gestão participativa
Lazer
Trilha
Resumo em português
Experiências de gestão participativa tem aumentado e, no caso da gestão de áreas naturais, revelado poder diminuir conflitos de uso e alguns tipos de impacto ambiental. Nesse estudo de caso realizado na Estação Experimental de Tupi, em Piracicaba/SP, foi proposta uma experiência de gestão participativa para o planejamento e o manejo de uma trilha de mountain bike. Esta área, também conhecida como Horto de Tupi, lida com uma demanda de uso por ciclistas de montanha da cidade de Piracicaba e entorno, o que gerou alguns impactos ambientais como a abertura de trilhas informais por ciclistas insatisfeitos com as trilhas oficiais da Estação dedicadas ao uso de pedestres. A mountain bike, ou ciclismo de montanha, é uma das atividades mais praticadas de recreação na natureza, e pode causar impactos socioambientais negativos como conflitos com usuários pedestres, a abertura de trilhas informais, erosão e dispersão de sementes de plantas invasoras. Contudo, apesar dos potenciais impactos negativos pode ocorrer também a valorização das áreas naturais por parte dos ciclistas, e consequentemente um melhor suporte político para a manutenção das mesmas. O objetivo desta pesquisa foi propor uma aproximação dos visitantes da Estação Experimental de Tupi com a gestão da área através do planejamento e manejo participativos de uma trilha para ciclismo de montanha. Inicialmente foram realizadas entrevistas presenciais a partir de questionários estruturados com visitantes da Estação - ciclistas e não ciclistas - para identificar a percepção de impactos sociais relacionados ao ciclismo, tais como os conflitos de uso. Essa etapa também buscou verificar o grau de intenção destas pessoas em se envolver em um processo de gestão participativa neste espaço público por elas utilizado para lazer. Todo o processo, desde as entrevistas, fase de planejamento e manejo, até a abertura oficial da trilha para uso teve a duração de um ano de setembro de 2017 a setembro de 2018 com encontros adicionais em 2019, após a abertura da trilha, para sua manutenção. Neste estudo de caso, a adesão dos visitantes ciclistas ao processo de gestão participativa foi baixa e esporádica, com poucos participantes e apenas um indivíduo que esteve presente na maioria dos encontros. A maioria da amostra de participantes (75,0%) compareceu a apenas um dos sete encontros de planejamento e manejo. É possível que o fato da proposta de gestão participativa ter partido de forma vertical a partir de um projeto acadêmico com endosso da equipe gestora da E.E. Tupi, e não como uma demanda espontânea dos ciclistas, tenha tornado baixa sua aceitação por parte dos mesmos.
Título em inglês
Participatory management as a proposal to bring closer visitors in the care for natural areas: a mountain bike trail management
Palavras-chave em inglês
Estação Experimental de Tupi
Leisure
Mountain bike
Participatory management
Protected areas
Trail
Resumo em inglês
Participatory management initiatives have become more popular and specifically in protected areas they have shown potential to decrease conflicts of use among visitors and a few environmental impacts such as informal trails. This research was a case study which took place at Estação Experimental de Tupi, a protected area near the urban zone of Piracicaba, a city located in the state of São Paulo, Brazil. A participatory management process was proposed in order to bring closer the protected area's conservation professionals, visitors and other interested community members. Estação Experimental de Tupi deals with a spontaneous demand of use by mountain bikers from Piracicaba and neighbor cities. A few informal bike trails have been found which account for unsatisfied visitors who believed they had to manage the trails themselves so they would better fit their expectations. Mountain bike is one of the most popular adventure activities and can cause a range of social and environmental impacts such as conflicts between bikers and pedestrians, erosion, informal trails, alien plants seed spread and others. On the other hand, it can also cause positive impacts such as a greater appreciation of natural areas by visitors and an enhanced political support for its maintenance. This research had a main goal which was to attempt to bring closer Estação Experimental de Tupi visitors and management professionals by designing and managing a bike trail collectively. First, onsite surveys were applied with visitors among bikers and others to identify perceptions of social conflicts related to mountain biking. The surveys also aimed to prospect if these visitors would be interested in engaging in the participatory management of the trail. The whole participatory management process took a year from the surveys through the design and management of the trail to its opening for public use. Afterwards an evaluation of the process was made with participants in order to find positive and negative aspects which could be improved in future initiatives. In this particular case study visitors' support was low and sporadic throughout the planning of the trail. Only a handful of bikers participated and, in fact, only one individual took part in most meetings. The majority of subjects (75,0%) came to only one of the seven meetings proposed. It is possible that due to the fact that the proposal came vertically from Estação Experimental de Tupi management as part of a university project and not as a spontaneous demand from the bikers, its acceptance as a true necessity was low and reflected poor engagement.
 
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Data de Publicação
2022-04-11
 
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