Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.91.2021.tde-06012022-164246
Document
Auteur
Nom complet
Luã Gabriel Trento
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
Piracicaba, 2021
Directeur
Jury
Mendes, Flávio Bertin Gandara (Président)
Franco, Fernando Silveira
Lucas, Ademir de
Sorrentino, Marcos
Titre en portugais
Construção de assentamentos agroecológicos: desafios e potencialidades no acampamento Elizabeth Teixeira e grupo de extensão Motyrõ
Mots-clés en portugais
Agroecologia
Autogestão
Autonomia
Extensão agroecológica
Pesquisa engajada
Pesquisa participante
Práxis
Processo educador
Reforma agrária
Território agroecológico
Resumé en portugais
Os desafios ambientais e sociais vivenciados pela humanidade apontam a necessidade de consolidação de processos educadores comprometidos com a construção de um pensamento pós-abissal e de uma racionalidade ambiental. A Agroecologia tem buscado, em sua trajetória, construir processos que promovam essa racionalidade, atrelada a diversas estratégias de produção e conservação, tanto no campo como na cidade. Os assentamentos de reforma agrária têm cumprido um papel importante nesse sentido, seja pela organização social e política, seja na promoção de assentamentos do tipo Programa de Desenvolvimento Sustentável (PDS). Com a falta de recursos e incentivo político, tem sido cada vez mais necessário criar estratégias na promoção de processos condizentes com essa construção, baseada na Agroecologia. A Universidade, como uma instituição que promove a construção de racionalidades, tem o potencial em contribuir na consolidação de uma extensão educadora e agroecológica. Dessa maneira desenvolveu-se, a partir de uma abordagem qualitativa, da multirreferencialidade e da pesquisa participante, um estudo de caso exploratório, junto ao grupo de extensão Motyrõ/Laboratório de Educação e Política Ambiental Oca/ESALQ USP no Acampamento Elizabeth Teixeira (ET) em prol da construção de um Assentamento Agroecológico. A pesquisa se utilizou de dados oriundos de grupo focal, questionários, caderno de campo e análise documental, triangulados e interpretados via análise de conteúdo na perspectiva de identificar os principais desafios e potencialidades da experiência. Os resultados foram divididos em 5 blocos: a construção da categoria assentamento agroecológico, os momentos de atuação do Motyrõ em relação ao ET, os principais desafios e potencialidades na construção de assentamentos agroecológicos, o processo educador do Motyrõ e, reflexões sobre a experiência da pesquisa engajada. O assentamento agroecológico se daria na correlação de forças sociais, objetivas e subjetivas com um projeto societário que unifica esse movimento em prol do ideário agroecológico. A atuação do grupo se iniciou de maneira ampla com o acampamento e, com a mudança de conjuntura, foi focando em ações mais pontuais na perspectiva de fortalecer a atividades em rede com outros grupos no ET. Os desafios e potencialidades que mais emergiram abarcaram ideias relacionadas com a universidade, recursos, a marginalidade, tempo, parcerias, relação com os/as acampados/as, contra hegemonia, complexidade, principal ator social, e o aprender fazendo. O processo educador demonstrou a importância de uma organicidade pensada a partir de princípios condizentes com o objetivo do grupo. Nesse sentido, a dinâmica interna pautou a horizontalidade, autogestão, autonomia, relações interpessoais internas e o princípio da práxis, o que possibilitou a potência de ação e um processo significativo na formação pessoal e profissional das pessoas. Por fim, se abordou sobre o fazer da pesquisa engajada, que tem como principais desafios, acolher as dinâmicas desse tipo de pesquisa dentro da estrutura universitária, e ter uma práxis coerente, entendendo que elas partem de outras epistemologias, em constante construção. Conclui-se pela necessidade da práxis, sistematizada e em continua avaliação, sobre os processos educadores, alinhada com um projeto de transição para Sociedades Sustentáveis, que potencializem a formação e melhor atuação sobre as realidades inseridas, além da importância de se utilizar dos espaços existentes dentro da institucionalidade universitária, buscando alcançar maior presença, construindo uma nova episteme na promoção de uma universidade conectada com as demandas do mundo atual.
Titre en anglais
Construction of agroecological settlements: challenges and potential in the Elizabeth Teixeira encampment and the Motyrõ extension group
Mots-clés en anglais
Agrarian reform
Agroecological extension
Agroecological territory
Agroecology
Autonomy
Educational process
Engaged research
Participant research
Praxis
Self-management
Resumé en anglais
The environmental and social challenges experienced by humanity point to the need to consolidate educational processes committed to building post-abyssal thinking and environmental rationality. In its trajectory, Agroecology has sought to build processes that promote this rationality, linked to various production and conservation strategies, both in the countryside and in the city. Agrarian reform settlements have played an important role in this regard, whether through a social and political organization or in promoting settlements of the Sustainable Development Program (PDS) type. With the lack of resources and political incentives, it has been increasingly necessary to create strategies to promote processes consistent with this construction, based on Agroecology. The University, as an institution that promotes the construction of rationalities, has the potential to contribute to the consolidation of an educational and agroecological extension. Thus, from a qualitative approach, multi-referentiality, and participatory research, an exploratory case study was developed with the extension group Motyrõ/Education and Environmental Policy Laboratory Oca/ESALQ USP at the Elizabeth Teixeira encampment (ET) in order to implement an Agroecological Settlement. The research used data from focus group, questionnaires, field notebook, and document analysis, triangulated and interpreted via content analysis to identify the main challenges and potential of the experience. The results were divided into 5 blocks: the construction of the agroecological settlement category, the moments of Motyrõ's performance with ET, the main challenges and potentialities in the construction of agroecological settlements, the educational process of Motyrõ, and reflections on the research experience engaged. The agroecological settlement would take place in the correlation of social, objective, and subjective forces with a project of society that unifies this movement in favor of the agroecological ideology. The group's performance began broadly with the encampment and, with the change in the situation, it was focusing on more punctual actions to strengthen network activities with other groups in the ET. The challenges and potentials that most emerged encompassed ideas related to the university, resources, marginality, time, partnerships, relationship with campers, counter hegemony, complexity, main social actor, and learning by doing. The educating process demonstrated the importance of an organicity designed from principles consistent with the group's objective. In this sense, the internal dynamics guided the horizontality, self-management, autonomy, internal interpersonal relationships, and the principle of praxis, which enabled the power of action and a significant process in the personal and professional formation. Finally, engaged research was addressed, whose main challenges are to embrace the dynamics of this type of research within the university structure, and to have a coherent praxis, understanding that they start from other epistemologies, in constant construction. It is concluded that the praxis, systematized and under continuous evaluation, is necessary to educational processes, in line with a transition project for Sustainable Societies, which enhance training and better performance on the realities included, in addition to the importance of using existing spaces within the university institutionality, seeking to achieve greater presence, building a new episteme and enabling the promotion of a university connected to the demands of today's world.
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Date de Publication
2022-01-10
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