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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.91.2013.tde-05032013-110229
Documento
Autor
Nome completo
Kátia Maria Sampaio Cezarino
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
Piracicaba, 2013
Orientador
Banca examinadora
Almeida Junior, Antonio Ribeiro de (Presidente)
Ramos, Pedro
Sant'Anna, Sérgio Bairon Blanco
Título em português
Gestão e imagem ambiental: um estudo do grupo Cosan (Raízen)
Palavras-chave em português
Comunicação
Etanol
Gestão ambiental
Imagem organizacional
Impactos ambientais
Indústria sucro-alcooleira
Resumo em português
Com a crescente preocupação mundial em torno da questão ambiental, a sociedade passa a exigir dos diferentes setores práticas ambientalmente responsáveis. Com esta exigência, as empresas procuram adotar melhores práticas e assim construir uma imagem ambiental positiva. Esta dinâmica entre ação ambiental realizada e imagem ambiental divulgada vem sendo estudada por autores que tem um olhar crítico em relação à distância entre ação e divulgação. Atualmente o setor sucroenergético vem enfrentado mais de perto estas exigências e questões. Com a preocupação pela busca de melhores práticas ambientais visando reduzir a poluição através de alternativas ao uso de combustíveis não renováveis, há aumento na procura por biocombustíveis alavancando o setor no país. Deste modo, visando à ampliação de suas atividades, as usinas de açúcar e etanol no Brasil passam a buscar novos investimentos por meio da abertura de capitais, fusões e aquisições. Este novo cenário traz consigo alterações no trato com a questão ambiental e social. O setor, ligado a conflitos referentes a estas questões, passa a sofrer pressões dos investidores e a concentrar esforços na construção de ações responsáveis procurando atingir uma imagem positiva em relação a este tema. O Grupo Cosan, um dos maiores representantes do setor, partilha das mesmas questões. Para compreender a dinâmica entre ação e divulgação, a pesquisa estudou as ações de Gestão Ambiental e as ações de comunicação do Grupo, procurou desenhar o contexto em que o Grupo insere-se e as contradições por ele vivenciadas. Foi descrita também suas ações no Município de Piracicaba-SP por meio da Usina Costa Pinto. Para tal, foi utilizada pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas com atores que demonstraram interesse, direto ou indireto, nas ações do Grupo e do setor sucroenergético em Piracicaba-SP. Foi identificada uma mudança na divulgação das ações ambientais da Cosan, que antes de 2010 não trazia muito detalhes e, após esta data, buscou divulgar dados concretos e numéricos sobre seus aspectos ambientais. Apesar disto, o Grupo sofre denúncias e tem suas ações constantemente questionadas por seus stakeholders. Em Piracicaba-SP o Grupo divide opiniões quanto a suas ações, embora uma mudança de comportamento do Grupo perante o ambiente e a sociedade seja indicada pelos entrevistados.
Título em inglês
Environmental management and image: a study of Grupo Cosan (Raízen)
Palavras-chave em inglês
Communication
environmental impacts
Environmental management
Ethanol
organizational image
Sugarcane sector
Resumo em inglês
With the global increasing concern around the environmental issue, the society starts to demand environmental responsible practices to the different sectors. To this demand, the companies are seeking to adopt best practices to build an environmental positive image. This dynamic between environmental action performed and environmental image publicized has been studied by authors who have looking critically regarding to the distance between action and publicized. Nowadays the sugarcane sector has faced closely these demands and issues. To concern for seeking better practices to reduce environmental pollution by means of alternatives to the non-renewable fuels, there is increased the demand for biofuels boosting the sector in the country. Thereby, aiming the activities expansion Brazilian sugar and ethanol mills start to seek new investments through initial public offer, merger and takeover. This new setting brings changes in dealing with social and environmental issues. The sector, linked to conflicts related to these issues, begins to suffer pressure from investors and to focus efforts on construction of responsible actions seeking to reach a positive image regarding this topic. The Cosan Group, one of the greatest representatives of the sector, shares the same issues. To understand the dynamics between action and disclosure, the research studied the Group Environmental Management actions and communication actions, sought to design the context where the Group belongs and contradictions lived deeply by it. It was also reported its actions by Costa Pinto mill in Piracicaba-SP. For such, it was used bibliographical research, documental and semistructured interviews with actors who have expressed interest, direct or indirect, in the Group actions and sugarcane sector in Piracicaba-SP. It was identified a changing in the disclosure of the environmental actions of Cosan, which before 2010 brought no much detail and, thereafter, seek to publicize concrete and numerical data about its environmental aspects. Nevertheless, the Group suffers denounces and has their actions constantly called into question by its stakeholders. The Group in Piracicaba-SP splits opinions as to its actions, although the interviewees indicated a Group behavior change to the environment and society issues.
 
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Data de Publicação
2013-03-27
 
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